06 maio 2012

JÓVENS CATÓLICOS RETOMAM A CASTIDADE


O que era visto como uma característica de religiões protestantes e evangélicas começa a ser resgatado também na Igreja Católica . A prática da castidade antes do casamento tornou-se uma busca e agora faz parte das discussões dos movimentos católicos juvenis.  Reconhecido como uma fonte de prazer criada por Deus, o sexo deixou de ser tabu e agora faz parte das palestras e debates entre os jovens religiosos.

Não se trata só de virgindade, mas de casais diversos, virgens que se guardaram até o altar e casais que praticavam relações sexuais durante o namoro e decidem se preservar para o casamento por valores cristãos.  São grupos distintos, que convivem com jovens que praticam relação sexual com seus companheiros, mas que mesmo assim decidiram se preservar.

Os movimentos juvenis católicos são os responsáveis por está ideologia. Lidar com o espanto do próximo perante à condição casta é um dom que eles desenvolveram, assim como o autocontrole. A concordância é geral, a castidade é uma virtude que só funciona se não for impositiva. E para quem quer entender os motivos, a não ser que acredite no sobrenatural, na fé, não terá êxito.

Mas as estatísticas tem um motivo claro. Primeiro os esforços da igreja Católica em se remodelar, retomando tradições e costumes antigos, além de instruir sobre temas polêmicos. Outro motivo importante é a preocupação em formar lideranças de jovens e a valorização do sexo e a retomada dos valores religiosos.

do Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário