02 dezembro 2024

GOVERNO X MERCADO E O FOGO AMIGO

O Presidente Lula, não anda nada satisfeito com a Secretaria de Comunicação Social (SECOM) tendo a frente o jornalista Paulo Pimenta. A questão é a seguinte: à Secretaria cabe divulgar as atividades institucionais, só que, na tentativa de querer ajudar, tornou-se fogo amigo e tirou o brilho do anúncio pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad quanto ao pacote de corte de gastos e ainda inquietou o mercado.

Segundo informes da imprensa que cobre o Congresso, havia o acertado entre a Ministra do Planejamento Simone Tebet e o Ministro da Fazenda Haddad, de anúncio do pacote ser feito com a premissa de corte de gastos e ajuste fiscal, realinhando as tratativas ao arcabouço. Explicando os pontos ao mercado, depois entraria a questão da isenção do Imposto de Renda, para quem ganha até R$ 5 Mil, que entrará em vigor, sendo aprovada pelo Congresso, só em 2026.

A Secretaria de Imprensa vazou a notícia da isenção do Imposto de Renda, ainda no horário de funcionamento da bolsa e daí houve a inquietação e elevação do dólar. Ao Ministro, coube o desgaste, e de regravar o pronunciamento, tanto é que foi fora do horário habitual, por conta de ter de mudar a estratégia do anúncio.  Fato típico de fogo amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário