Rádio A Melhor do Universo

07 setembro 2014

AGENTES DE SAÚDE DECIDEM POR GREVE POR TEMPO INDETERMINADO PARA QUE SE CUMPRA A LEI DO PISO SALARIAL DA CATEGORIA.


Gidel de Morais

Agentes de saúde dão prazo de 72 horas para iniciar greve por tempo indeterminado em Caraúbas - RN 


Caraúbas (RN) – A partir da próxima quarta-feira 10/09, Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias ligadas à Secretária Municipal de Saúde do município de Caraúbas/RN, deverão entrar em greve por tempo indeterminado. 

Os impasses entre a Prefeitura Municipal de Caraúbas-RN, e os Agentes de Saúde, que negociam desde que o piso salarial nacional da categoria se tornou lei, que garante o valor mínimo de R$ 1.014,00 aos servidores, não resultaram em consenso até o momento.

Na manhã desta sexta-feira 05/09, uma comissão dos agentes, junto com o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Rio Grande do Norte, Sindas/RN, Francisco Canindé Querino, estiveram no gabinete do Prefeito para ouvir a proposta da municipalidade.



A reunião foi com o Secretário de Saúde, Fabrício Tavares, o atual contador, André Viana, além do Secretário Municipal de Governo Gilvandro Fernandes Jácome, Secretário Municipal de Finança Patrício Brito e o Vereador Édson Moraes.

O Secretário de Saúde, Fabrício Tavares, falou para a comissão dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias que teve uma reunião interna e depois de muitas conversas, viram o quadro financeiro da administração e no momento não dava para cumprir com a Lei Lei 12.994/2014. No entanto, colocou para os agentes e o representante do Sindas/RN que seria colocado em votação o projeto do piso salarial na próxima sexta-feira e em 1º de janeiro começava a pagar o piso a categoria. 

Os servidores não aceitaram a proposta da municipalidade.



Os servidores reivindicam o comprimento da Lei 12.994/2014, que garante o valor mínimo de R$ 1.014,00 reais a todos os agentes e o pagamento retroativo. 

A administração, na pessoa do Secretário Municipal de Governo, Gilvandro Fernandes Jácome, disse que o cumprimento da Lei que garante o piso salarial vai contra a lei de responsabilidade fiscal e colocou para a comissão dos agentes uma proposta que pagaria a metade no mês de novembro e a outra metade no mês de dezembro e em janeiro o piso salarial seria implementado. Antes, na próxima sexta-feira 12/09, seria levado para a Câmara Municipal de Vereadores um novo projeto de Lei alterando o vigente que efetivou os profissionais para receber um salário mínimo.



Após a reunião com a administração “Nossa Força é Nosso Povo” o vice-presidente do Sindas/RN, Francisco Canindé Querino e a comissão se reuniu como os servidores que esperava o resultado em frente da sede do governo municipal, “Palácio Jonas Gurgel” e por unanimidade de votos decidiram entrar em greve

De acordo com Francisco Canindé Querino, agora será protocolado um ofícios no Ministério Público, onde notificará a prefeitura para dar legalidade à greve. 

Segundo Francisco Canindé, vice-presidente do Sindas/RN, o movimento foi adiado deste 05/09, para quarta-feira para cumprir o prazo estipulado de 72 horas de aviso prévio, depois a categoria entrará em greve por tempo indeterminado.


 


FONTE: LEÉMCARAÚBAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário