Rádio A Melhor do Universo

EBD




https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/480408_2870821307161_73424363_n.jpg

O PROFETA ELISEU E A ESCOLA DE PROFETAS
No Antigo Testamento, a figura do profeta era de alguém que tinha revelação da parte do Senhor, por meio de visões, sonhos, profecias. Ele intercedia, protegia e ensinava o povo hebreu executando a Palavra de Deus, falando em nome do Senhor.
Nesta breve postagem, temos a oportunidade de conhecer superficialmente o ministério do profetas, que. era um estilo de vida disciplinada e não um trabalho.

Desde os tempos mais remotos, o ministério profético não foi confiado pelo Espírito apenas aos homens. Em 2 Reis 22.14 tomamos ciência que houve em Jerusalém uma profetiza, casada, cujo nome era Hulda.

Em 1 Samuel 10.5, encontramos a descrição de um grupo de profetas. A narrativa bíblica informa que não apenas profetizavam, eles entoavam louvores usando saltérios, tambores, flautas e harpas.

Parecia ser comum que um profeta fosse treinado por outro. É o que encontramos na relação de Elias e Eliseu; depois entre Eliseu e Geazi e um alojamento de jovens (1 Reis 19.19-21; 2 Reis 4.12; 6.1-5). Eliseu exercia um papel de liderança entre a juventude, instruía e educava nas coisas do Senhor. É bem provável que a estreita proximidade entre eles, além de adorar a Deus, fosse como o objetivo de treinamento, o exercício de discipulado. Os mais experientes treinavam os mais jovens. E possivelmente tinham a incumbência de escribas, copiavam  lei.

O ministério do ensino não ficou restrito aos tempos neotestamentário. Em Atos 19.8-11, Lucas informa que o apóstolo Paulo usava os espaços de sinagogas e de uma escola de um tal de Tirano, nesses locais ele ensinava o Evangelho por meio de debates sobre a Palavra de Deus, fazendo também sinais e maravilhas nesses ambientes.

As famílias e a Igreja
Antes da instituição igreja, Deus criou a instituição família. E nas famílias o relacionamento deve existir com ensino cristão transmitido com amor dos pais aos filhos.
• Provérbios 22.6 - "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."
• Efésios 6.1-4 - "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor."
• Colossenses 3.20-21 - "Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo."

O ensino das Escrituras Sagradas
Todos estamos sujeitos a errar, reconhecer isso é algo que só quem tem a humildade de Cristo é capaz de fazer. Sendo humilde, ocrente aceita a correção do ensino e apura o discernimento espiritual e torna-se capaz de diferenciar entre erros e acertos.

Na questão Igreja, como Corpo de Cristo, um organismo vivo e invisível, é importante ter em mente que a vida cristã é um processo espiritual, que tem início quando o crente passa pela experiência do novo nascimento. Depois de nascer em Cristo, o crente experimenta a fase de crescimento, quando o leite da Palavra de Deus é oferecido e o crente aceita de bom grado e a  absorve, então amadurece.

O cristão que deseja aprender a Palavra, por intermédio da misericórdia divina, alcança a estatura de Jesus Cristo. Na carta aos Efésios (4.11-14) está claramente expressa a vontade de Deus para todos os cristãos. Paulo fala sobre o comportamento do crente como menino e o interesse do Senhor pelo seu crescimento, até chegar a ser um crente-adulto-na-fé, isto é, na altura espiritual de Cristo.
.

E.A.G.

Fonte: Belverede.

 
OS MILAGRES DE ELISEU
Lição 11 - 17 de Março de 2013


Texto Áureo: 2 Reis 8.4 "Ora, o rei falava a Geazi, moço do homem de Deus, dizendo: conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseu tem feito".
Leitura Bíblica em Classe: 2 Reis 2.9-14

OS CRITÉRIOS DIVINOS PARA UM MINISTÉRIO DE PODER


Introdução:  Como todos sabemos através da própria bíblia, livros e da lição bíblica, sobre os milagres que Deus operou através da vida de Eliseu foram vários, tais como: os milagres da multiplicação dos pães e abundância de víveres que fala de provisão. Os milagres da cura de Naamã e a purificação da águas de Jericó que fala de restauração. Os milagres da maldição dos jovens mortos por ursos e a doença de Geazi que fala de julgamento e outros mais. Cada milagre descrito ao fazer uma exegese completa dos fatos históricos, culturais e espirituais que os envolvem devemos trazê-los para os nossos dias. Assim podemos tirar lições importantes com aplicações que podem ser feita em nossas vidas. A partir dai formamos um conjunto doutrinário extremamente importante e consciencioso para a nossa edificação espiritual. Dessa forma cada milagre descrito daria para uma longa pregação ou aula da escola bíblica e isso seria o correto a fazer. Mas, para este estudo temos que nos voltar para o texto da leitura bíblica em classe em 2 Reis 9-14, que é o texto em pauta, e, é através desse texto que elaboro as minhas aulas, para que realmente seja uma aula doutrinária sem ficar preso somente aos comentários da lição, que são muito resumidos. Nesta lição que enfoca os milagres de Eliseu, vamos nos concentrar no texto da leitura bíblica em classe, que fala da chamada de Eliseu e as condições exigidas pelos critérios da soberania divina para que ele exercesse um ministério profético e de milagres. Esses critérios divinos continuam em nossos dias e isso não pode ser ignorado, porém infelizmente muitos ignoram e estão por ai praticando todo tipo de enganos e mentiras com os seus falsos milagres.
1. QUEM É HOMEM DE DEUS NÃO BUSCA FAMA E SIM ESPIRITUALIDADE - 2 Reis 2.9 Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.
* A espiritualidade é uma característica do verdadeiro homem de Deus. – I João 4.1 Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.
Elias em seu ministério profético e de milagres como instrumento de Deus, ganhou fama por toda região de Israel e também fora dela. Porém o seu ministério chegava ao seu limite e era chegado o momento de passar ao seu sucessor, sucessor este, que reunisse condições para dar continuidade ao seu ministério profético e de milagres. Quando Elias pergunta a Eliseu a respeito de suas intenções, este não titubeou e respondeu prontamente: eu que porção dobrada do teu espírito. Alguns entendem equivocadamente que porção dobrada seria ter o poder em dobro do Espírito em Elias. Na realidade Eliseu viu a grande dimensão da obra e dos planos de Deus com relação a Israel e na realidade o seu pedido e intenção era ter sem qualquer glória para si, a condição de fazer muito mais do que Elias fez durante o seu ministério. Queria poder ter um ministério mais longo, com mais milagres e atuações proféticas dadas à relevância da obra que ele acompanhou e presenciou quando servia o profeta Elias como seu moço. A espiritualidade é um fator importante a ser observado para identificar um homem de Deus. Têm muitos que simulam ter o Espírito de Deus ou ter visão ou inspiração ou revelação da parte de Deus, e, não tem. Existem homens de Deus comprovados pelo seu caráter, conduta e espiritualidade, mas também tem os que usam de simulação e falsificação que finge receber revelações divinas. Deus é quem escolhe aqueles que irão serví-lo a partir da sua própria sabedoria e soberania. Deus separa com critérios homens vocacionados para tal ministério de poder e milagres, embora tem os maus e descarados que fingem exercer tal ministério. Não devemos acreditar em todo aquele que simula ter o Espírito, ou diz ser inspirado e iluminado de maneira extraordinária por Ele. Deus tem dado do seu Espírito nesses últimos tempos, mas não a todos os que professam estar equipados com Ele. É triste saber que homens se vangloriam como profetas e pregadores inspirados quando, de forma alguma, condizem com esse ofício.
2. QUEM É HOMEM DE DEUS PASSA POR PROVAS PARA SER CONFIRMADO - 2 Reis 2.10 E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará.
* A confirmação do homem de Deus é necessária para não haver dúvida – 2 Coríntios 10.18 Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva.
Não seria Elias que passaria o poder a Eliseu, mesmo porque o poder pertence a Deus e é dele a prerrogativa de conceder ou não. Eliseu não recebeu de pronto o que havia pedido, pois teria que passar por uma prova que consistia em ter uma revelação de algo sobrenatural. Caso visse, seria aprovado e caso não visse seria desaprovado. Quem não tem a aprovação divina não pode se intitular homem de Deus como muitos tentam se intitular. Alguns até batem no peito se vangloriando e dizendo: “eu sou homem de Deus”. Ministros verdadeiros não vivem se vangloriando ou se gloriando das suas realizações, ou aceitando serem louvados ou até mesmo idolatrados pelo povo. Toda glória e sucesso do nosso trabalho devem ser dados totalmente a Deus, pois quem a si mesmo se louva, na realidade está demonstrando uma malignidade explícita. Devemos nos esforçar para sermos aprovados por Deus, e sua aprovação será nosso melhor louvor.
3. QUEM É HOMEM DE DEUS É DOTADO COM VISÃO DO MISTÉRIOS DIVINOS - 2 Reis 2.11 E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.
* Só os homens de Deus autentico desenvolvem visão de coisas sobrenaturais – Jeremias 23.16 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do SENHOR.
A aprovação do ministério de Eliseu acontece inesperadamente quando ele contemplou a transladação de Elias pelo Senhor, pois as realidades espirituais não são discernidas pelo olho externo, mas são percebidas somente por aqueles que têm discernimento espiritual. Essa era a condição e também a confirmação de receber o que havia pedido. Deus não deixa dúvidas em relação a quem chama para servi-lo, pois Deus não é Deus de confusão. O problema é que muitos querem ser o que não é se apossando de titularidades para exercerem um ministério falso e cheio de enganos. Essa é uma prática milenar observada no Antigo Testamento e com mais intensidade em nossos dias. Profetizavam vãs esperanças, esperanças falsas. As visões eram do seu coração, falando coisas que se originavam do seu próprio pensamento e tudo isso é imitado com muito mais habilidades nesses últimos tempos. O verdadeiro profeta fala somente as palavras que Deus lhe dá.
4. QUEM É HOMEM DE DEUS É SIMPLES E TEM SEUS SENTIMENTOS E EMOÇÕES - 2 Reis 2.12 O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes.
* Ter sentimentos e emoções é uma qualificação exigida em todo homem de Deus – Próverbios 29.23 A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito.
Outra característica importante em todo homem de Deus é a humildade e o desenvolvimento de sentimentos e emoções e que demonstrem sensibilidade. Eliseu tinha esse perfil que é um fator identificador para todo homem de Deus. Quem se comporta com atitudes de orgulho, soberba ou até mesmo auto-glorificação certamente não pode ser considerado como um verdadeiro homem de Deus. O homem humilde sabe esperar pela vontade e chamada de Deus, pois sabe que um dia a sua vez chegará e por isso nunca se precipitará em se colocar numa posição que Deus não o autorizou. A nossa conduta que é agrada a Deus é um fator determinante para que um dia Ele nos honre como instrumentos do seu poder. A palavra diz em I Pedro 5.6 Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno vos exalte. Os insensatos são orgulhosos, mas os humildes são simples e obedientes a vontade divina.
5. QUEM É HOMEM DE DEUS É EQUIPADO COM PODER E AUTORIDADE DIVINA - 2 Reis 2.13 Também levantou a capa de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão.
* A autoridade e poder são credenciais que os homens de Deus devem possuir – Efésios 1.19 E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,
Eliseu ao passar por essa prova e ser aprovado, agora iria testar a sua autoridade como sucessor de Elias. O manto recebido era o sinal de autoridade e do ofício recebido. O que Eliseu estava prestes a fazer com o manto de Elias, seria observado por vários seguidores que testificariam a sua sucessão. O ministério do homem de Deus tem que ser testificado pelos seus seguidores para que seja identificado como verdadeiro homem de Deus. O homem de Deus deve desenvolver uma fé prática da suficiência plena de Deus e da onipresença da graça divina que é absolutamente necessária para uma caminhada íntima e firme com Ele. É uma coisa desejável conhecer experimentalmente o grande poder dessa graça iniciando e prosseguindo a obra da fé em nossa alma. Como homens de Deus, podemos dizer que não é fácil levar uma alma a crer em Cristo para que dependa completamente da sua justiça e da esperança da vida eterna. É o poder todo-poderoso que operará isso em nós, desde que os nossos propósitos e intenções sejam os mais honestos possíveis.
6. QUEM É HOMEM DE DEUS TEM SEU MINISTÉRIO CONFIRMADO COM MILAGRES - 2 Reis 2.14 E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o Senhor Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou.
* Uma carreira de milagres acompanha a vida dos homens escolhidos por Deus – 2 Coríntios 12.12 Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas.
De posse do manto ele se testou como instrumento do Espírito Santo, ao tocar nas águas do Jordão e essas águas se abriram confirmando que havia recebido o poder de Deus. Eliseu sabia que para o milagre acontecer era necessário invocar o Deus eterno e Todo-Poderoso, a fonte dos milagres. O sim para a confirmação do ministério de Eliseu seria a divisão das águas do Jordão, e, isso aconteceu perante todos. O apóstolo Paulo tinha convicção de um ministério confirmado por Cristo. Era um homem de reputação acima de qualquer suspeita, pois demonstrava grande integridade. Quando o homem de Deus demonstra com o seu ministério uma autenticidade confirmada pela sua espiritualidade, deve então ter todo o crédito, pois é um agente de Deus para o bem do seu povo e é preciso defendê-los quando são caluniados. Quem é verdadeiro homem de Deus deve ser respeitado e testificado, mas quem é um falso homem de Deus deve ser denunciado, pois não podemos ficar vendo as heresias se propagando e nos manter calados. Deus sempre usou os seus profetas para denunciar o pecado, as heresias e apostasias e continua usando. Nisso pensai.


Obs: Esboço é elaborado exclusivamente pelo texto da (Leitura Bíblica em Classe).


Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel - Th.M.







EBD 2013 Há um milagre em sua casa




Por Eliseu Antonio Gomes

Deus é bom. Ele realiza milagres em nossas vidas mesmo sem merecermos. Mediante sua graça nos alcança em momentos difíceis e supre nossas necessidades. É capaz de agir de forma sobrenatural usando as coisas mais simples e insignificantes para manifestar o seu poder e expressar seu cuidado.

"Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor." -  Filipenses 4.5.

Equidade é a prática de justiça de maneira voluntária, ter disposição para agir com imparcialidade e retidão, repudiar tenazmente as injustiças.

"Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito." -  Salmos 34.18.

Para o Senhor não há causa impossível. Ele tem compaixão, vê as carências, enxerga a fé obediente, estende o braço divino e aplaca o sofrimento humano de todos aqueles que agem com equidade, isto é, socorre aos que seguem suas orientações (Salmos 40.17; 69.33; Isaías 25.4; Jeremias 20.13).

Em 2 Reis 4.1-7, encontramos a narrativa do episódio em que Deus usou Eliseu para trazer abundância para uma família pobre. A esposa de um profeta falecido, uma mulher que deve ter dedicado sua vida a Deus ao lado de seu companheiro conjugal, foi consultá-lo para resolver um gravíssimo problema de crise financeira. Ao perder o marido, contraiu a dívida dele. Não sabemos o motivo e nem qual era o tamanho da dívida. O credor batia em sua porta e a constrangia ameaçando levar seus dois filhos para trabalharem como escravos e assim pagarem a dívida do pai. Não bastasse a dor da perda do marido, corria o risco da perda dos filhos.

Naquela sociedade era comum o credor obrigar o devedor a quitar a dívida com mão de obra servil ou escrava na falta do pagamento, pois a Lei de Moisés permitia fazer isso, colocando um período de seis anos de escravidão (Êxodo 21.1-6; Levítico 25.39-55). Pessoas em pobreza podiam vender-se ou vender os filhos. Os filhos eram considerados bens transferíveis para resgatar dívidas trabalhando como escravos. Nesta situação, Deus ordenou que ricos e credores em geral não se aproveitassem de pessoas durante os tempos de extrema necessidade delas, como era o caso da viúva sem arrimo familiar (Deuteronômio 15.1-18). 

Diante do clamor da mulher desesperada, sensibilizado Eliseu tomou atitude compassiva e perguntou o que ela possuía em casa. "Tua serva não tem nada em casa, senão um botija de azeite" (2 Reis 4.2). Apesar de ser um produto essencial na casa dos israelitas, o azeite possuía baixo valor agregado. A porção que a mulher possuía era minguada, uma botija, mas foi por meio desse líquido que Deus resolveu o extremo problema dela. Eliseu intruiu-a: "Vai, pede para ti vasos emprestados a todos os seus vizinhos, não poucos, vasos vazios, não poucos. Então, entra, e feche a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio" (2 Reis 4.3-4). Crendo na providência divina, ela o obedeceu, pediu as vasilhas emprestadas, trouxe-as para dentro de seu lar, trancou-se e de portas fechadas ao lado dos dois filhos viu o milagre da multiplicação acontecer, o azeite fluiu enchendo uma quantidade enorme de recipientes. Assim, a viúva vendeu o azeite, pagou a dívida e ainda houve sobra para viver dignamente ao lado de seus filhos.

O poder de Deus não acaba. A multiplicação só parou quando as vasos acabaram. A limitação foi humana e não de Deus. A provisão divina foi proporcional à fé e à disposição da viúva pobre em pedir receptáculos emprestados.

O azeite de oliveira era largamente empregado na preparação de alimentos, substituindo a manteiga na cozinha (1 Reis 17. 12-16). Um uso igualmente popular na esfera doméstica era o uso como combustível para as pequenas lâmpadas encontradas com abundância desde o período mais antigo da Palestina.

Deus não age como o ser humano age. Ele usa aquilo que menos se espera. Com isso percebemos que o pouco com Deus é sempre muito, e que quando existe fé no coração do servo fiel, a escassez pode converter-se em abundância, a dificuldade pode ser superada através da providência divina.
 
A narrativa bíblica do milagre da multiplicação de azeite na casa da viúva, por meio do ministério do profeta Eliseu, apresenta a soberania do Senhor para suprir as necessidades de servos fiéis (1 Reis 4.1-7). Com certeza, a fé da viúva e de seus filhos foi fortalecida com a intervenção das mãos do Senhor apresentando o devido provimento.

Os cristãos não estão isentos de passar adversidades, deve lembrar-se que têm a quem recorrer em todos os momentos, um Deus poderoso capaz de suprir suas necessidades. Períodos de escassez servem para que o coração humano se depare com suas limitações e reconheça sua dependência do Senhor e humilhe-se perante Ele.

Se estamos em posição financeira de privilégio, somos credores e não a pessoa endividada, a atitude bondosa de Eliseu demonstra que o Senhor deseja que o cristão ultrapasse o simples ato de religiosidade e pratique o amor fraternal (Lucas 6.35).

Em necessidade e desespero, é na casa de Deus, entre os cristãos que o crente necessitado encontra o socorro adequado.

O que possuímos pode ser bem pouco, mas é o suficiente para Deus realizar seus propósitos. O Pai Celeste é imutável, ainda está disposto a realizar milagres nos dias de hoje (Êxodo 34.6; 2 Crônicas 30.9; Salmo 116.5). "Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém." -  Efésios 3.20-21.

E.A.G.

_________

Consulta:
Bíblia de Estudo de Avivamento e Renovação Espiritual, Enéas Tognini, 2009, São Paulo (SBB)
Ensinador Cristão, ano 14, nº 53, página 40, 2013, Rio de Janeiro (CPAD) Lições Bíblicas - Mestre, José Gonçalves, 1 ª Trimestre de 2013, , Rio de Janeiro CPAD.  Michaellis UOL O Novo Dicionário da Bíblia, volume 1, 1983, São Paulo (Edições Vida Nova)