Terminal Integrado Abreu e Lima inicia operação neste sábado (18)
Os
usuários do transporte público da Região Metropolitana do Recife
ganham, a partir deste sábado (18), mais um equipamento do Sistema
Estrutural Integrado (SEI). O Terminal Integrado Abreu e Lima,
localizado às margens da BR-101, inicia sua operação com a expectativa
de atender 40 mil pessoas por dia.
Orçado
em R$ 15,4 milhões, o TI Abreu e Lima possui 3.639 m² de área
construída, com três plataformas de embarque e desembarque, lanchonete,
bilheteria, sala de administração, guarita e ilha de despachante. Além
disso, o Terminal possui piso tátil (que facilita a orientação de
pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida) e mecanismo
antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões. O equipamento foi
projetado dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas
(ABNT) e oferece uma estrutura moderna e funcional.
O
TI inicia operação com 11 linhas de ônibus e 58 veículos, realizando
724 viagens por dia. Entre as linhas, serão seis alimentadoras, que
transportam os usuários do subúrbio para o terminal; duas
interterminais, que ligarão Abreu e Lima aos TIs Igarassu, Pelópidas;
uma perimetral que ligará o novo TI ao Terminal Integrado Macaxeira e
duas linhas troncais de BRT, que levarão os passageiros até o Centro. Os
usuários também terão integração física através de passarelas com a
estação de BRT Abreu e Lima.
O
início da operação do TI Abreu e Lima será a maior operação da história
do Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR, visto que irá
impactar em mudanças operacionais em mais seis Terminais Integrados:
PE-15, Pelópidas Silveira, Igarassu, Macaxeira, Xambá e Rio Doce.
No
TI PE-15, as linhas alimentadoras 1931 – Jardim Paulista Baixo/TI
PE-15; 1932 – Jardim Paulista Alto/TI PE-15; 1934 – Arthur Lundgreen
I/TI PE-15; 1935 – Paratibe/TI PE-15; 1941 – Arthur Lundgreen II/TI
PE-15 e 1943 – Mirueira/TI PE-15 serão transferidas para o Terminal
Pelópidas Silveira, o que resultará no ganho no tempo de viagem e na
redução de 8km no deslocamento dessas linhas, beneficiando 12 mil
pessoas. Com a saída dessas linhas, o TI PE-15 passa a contar apenas com
uma linha alimentadora, a 1923 – Cidade Tabajara/TI PE-15. Outra
novidade será a ligação do TI PE-15 com o TI Xambá, com a alteração da
linha 883 – TI Xambá/Rio Doce (II Perimetral) para 883 – TI Xambá/TI
PE-15. Os usuários do TI Xambá continuarão com outras duas opções de
deslocamentos diretos para Rio Doce através das linhas 881 – TI
Xambá/Rio Doce (Av. Getúlio Vargas) e 882 – TI Xambá/Rio Doce (Carlos de
Lima Cavalcanti).
Para poder
receber as seis linhas alimentadoras vindas do TI PE-15, o Terminal
Integrado Pelópidas Silveira também terá alterações. As seis linhas
alimentadoras 1912 – Caetés I/TI Pelópidas, 1917 – Caetés II/TI
Pelópidas, 1998 – Caetés III/TI Pelópidas, 1984 – Loteamento Bonfim/TI
Pelópidas, 1988 – Desterro/TI Pelópidas e 1989 – Loteamento Planalto/TI
Pelópidas, que atualmente operam no TI Pelópidas Silveira, serão
transferidas para o TI Abreu e Lima e passam a ser alimentadoras deste
terminal. Essa mudança significa a redução de 7km no deslocamento das
linhas para o Terminal, resultando também na diminuição do tempo de
viagem para o usuário.
O litoral do
município de Paulista também ganhará ligação direta com um Terminal
Integrado. A linha 1958 – Costa Azul se tornará alimentadora do TI
Pelópidas e passa a se chamar 1958 – Costa Azul/TI Pelópidas. A linha
1905 – TI Igarassu/TI Pelópidas será migrada para o TI Abreu e Lima e
mudará sua nomenclatura para 1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima. Esta
linha atenderá os usuários que estiverem nas paradas da BR-101 e que não
são atendidos pelas estações de BRT.
O
início da operação do TI Abreu e Lima também irá possibilitar a ligação
da orla de Olinda ao SEI. A linha 1940 – Abreu e Lima/Olinda será
transformada na 1940 – TI PE-15 (Circular), atendendo ao Varadouro, Pan
Nordestina, Carmo, Av. Getúlio Vargas, indo até a Praça Pedro Jorge, em
Casa Caiada. No sentido subúrbio/terminal, esta linha também atenderá a
Av. Carlos de Lima Cavalcanti e Bultrins. Outro benefício à população
será a integração do Terminal Rio Doce ao SEI, com a mudança da 1986 –
Rio Doce/Derby para 1986 – TI Rio Doce/TI PE-15, possibilitando mais
deslocamentos aos usuários da região.
Os
usuários do TI Macaxeira também ganharão ligação com o novo equipamento
da Zona Norte da RMR. Será criada a linha perimetral 901 – TI Abreu e
Lima/TI Macaxeira em substituição da linha 901 – Caetés/Macaxeira, que
deixará de operar. A nova linha irá operar com tarifa A (R$2,80) e vai
atender a demanda da 901 anterior, que operava com tarifa B (R$3,85).
Com
a inauguração deste terminal e a inclusão do Rio Doce no SEI, o sistema
passa a contar com um total de 24 TIs em operação, são eles: Aeroporto,
Afogados, Barro, Cabo, Cajueiro Seco, Camaragibe, Cavaleiro, Caxangá,
Igarassu, Jaboatão, Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15, Pelópidas Silveira,
Recife, Tancredo Neves, TIP, Xambá, Largo da Paz, Prazeres, Santa
Luzia, Cosme e Damião, Rio Doce e Abreu e Lima. Com isso, mais usuários
terão direito a utilizar o sistema pagando apenas uma passagem para se
locomover na RMR, por sentido.
LINHAS DO TI ABREU E LIMA:
Alimentadoras
1912 – Caetés I/ TI Abreu e Lima
1917 – Caetés II/TI Abreu e Lima
1998 – Caetés III/TI Abreu e Lima
1984 – Loteamento Bonfim/TI Abreu e Lima
1988 – Desterro/ TI Abreu e Lima
1989 – Loteamento Planalto/TI Abreu e Lima
Interterminal
1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima
1933 – TI Abreu e Lima/TI Pelópidas
Perimetral
901 – TI Abreu e Lima/ TI Macaxeira
Troncais
1962 – TI Abreu e Lima (PCR) – BRT
1961 – TI Abreu e Lima (Dantas Barreto) – BRT
Confira também como ficará a rede dos demais Terminais Integrados com a inauguração do TI Abreu e Lima:
Terminal Integrado PE-15
1923 – Cidade Tabajara/TI PE-15
1986 – TI Rio Doce/TI PE-15
883 – TI Xambá/TI PE-15
1940 – TI PE-15 (Circular)
50 – TI PE-15/Boa Viagem (PCR)
1913 – TI PE-15/TI Joana Bezerra
914 – TI PE-15/TI Afogados
1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto) - BRT
1900 – TI PE-15 (PCR) - BRT
1970 –TI Pelópidas/ TI PE-15 - BRT
Terminal Integrado Pelópidas Silveira
1922 – Pau Amarelo/TI Pelopidas
1937 – Nobre/TI Pelópidas
1944 – Loteamento Conceição/TI Pelópidas
1945 – Jaguarana (Alameda)/TI Pelópidas
1934 – Arthur Lundgren I/TI Pelópidas
1941 – Arthur Lundgren II/ TI Pelópidas
1952 – Maranguape I/TI Pelópidas
1953 – Maranguape II/ TI Pelópidas
1955 – Engenho Maranguape/TI Pelópidas
1931 – Jardim Paulista Baixo/TI Pelópidas
1932 – Jardim Paulista Alto/TI Pelópidas
1935 – Paratibe/TI Pelópidas
1943 – Mirueira/TI Pelópidas
1958 – Costa Azul/TI Pelópidas
1970 –TI Pelópidas/TI PE-15 – BRT
1933 – TI Abreu e Lima/TI Pelópidas
1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira
1909 – TI Pelópidas/TI Joana Bezerra
1976 – TI Pelópidas (PCR) - BRT
1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto) - BRT
Terminal Integrado Igarassu
1903 – Araçoiaba/TI Igarassu
1968 – Ilha de Itamaracá/TI Igarassu
1969 – Itapissuma/TI Igarassu
1918 – TI Igarassu (Circular)
1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira
1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima
1946 – TI Igarassu (PCR) – BRT
1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto)
Terminal Integrado Rio Doce
1987 – Rio Doce (Príncipe)
2920 – Rio Doce/CDU
1986 – TI Rio Doce/TI PE-15
1966 – Rio Doce (Circular)
1981 – Rio Doce (Cde. Boa Vista)
1983 – Rio Doce (Princesa Isabel)
930 – Rio Doce/ Dois Irmãos
910 – Piedade/Rio Doce
Para
mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de
Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou acessar o site:
www.granderecife.pe.gov.br.
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