Após um blecaute em oito estados do nordeste e apagão de informações por parte dos órgãos oficiais. No Twitter havia informações úteis,especulações e boatos. A falha na linha de transmissão em Pernambuco,colocou em cena a xenofobia contra a região Nordeste. Observem as pérolas: “Certamento o #apagao de ontem no Nordeste foi porque Deus, cansado de ouvir axé, tirou o Estado da tomada”, como disse o usuário de @lecavinatto. Outro postou: "A tecnologia mais avançada q tem ai no nordeste é maquina de datilografa... então rlx q a diversão de vcs ta garantida" (sic), disse o usuário Lucas Volcov (@Lvolcov).DO JC ON LINE Aí,teve gente que revidou as mensagens,cancelou conta no Twitter.....postou que o Nordeste ajudou vítimas das enchente no Sudeste entre outras coisas mais. Afinal o que é xenofobia? Nada mais que um dos fenômenos mais presentes na história e também um dos mais característicos de nossa sociedade. Em uma definição mais geral, pode-se dizer que é uma aversão pelo que é diferente, pelo outro, que geralmente nos assusta com sua alteridade. Mas é também um termo usado para denominar um transtorno psiquiátrico que gera um medo excessivo, sem controle algum, ao que é desconhecido – objetos ou pessoas. Este conceito também se estende, de forma um tanto polêmica, a qualquer discriminação de ordem racial, grupal – em referência a grupos minoritários – ou cultural. Esta acepção causa uma certa ausência de clareza, pois é assim confundida com preconceitos, e nem todos eles são considerados fobias.
O repúdio a culturas diferentes geralmente traz em sua essência o ódio, a animosidade, o preconceito, embora este possa provir também de outras raízes, como opiniões preconcebidas sobre determinados grupos ou coletividades, por pura falta de informação sobre eles; conflitos ideológicos que envolvem crenças em atrito, causados por um choque conceitual; motivações políticas e outros tantos fatores. É polêmico, porém, xenofobia tem como principal sintoma um medo descomedido e desequilibrado do desconhecido. Exclui-se assim o temor em seu aspecto natural. Deste ponto de vista, ela é considerada uma doença, causada por uma ansiedade de teor significativo, desencadeada após um período de exposição a um contexto ou a um objeto desconhecido e, por isso mesmo, assustador. As pessoas que apresentam traços tenazes de terror irracional e passam a evitar situações que consideram arriscadas, podem inclusive ser suscetíveis a uma crise de pânico. Com estes sintomas, o indivíduo tem sua rotina alterada e até mesmo prejudicada.
O tratamento da xenofobia envolve geralmente o uso de uma terapia comportamental. O paciente é exposto à situação traumática, neste caso ao contexto de estranhamento que lhe provoca terror. Aos poucos, a pessoa se conscientizará de que essas circunstâncias não representam o perigo e a ameaça que ela supunha.DO INFOESCOLA. De posse destas informações,comentários preconceituosos contra o Nordeste,sempre irão existir. Nem por isso vamos propagar o ideal "do Nordeste ficar independente". É só lembrar que a lei existe, e tem o famoso caso de processo da estudante de direito por racismo. Quanto aos doentes,tem tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário