Respondendo ao amado irmão, sobre não adotar as músicas do Conjunto Voz da Verdade, é pelo simples fato de não termos a mesma doutrina. O referido grupo,é de uma Igreja do mesmo nome, e faz apologia as doutrinas unicistas, que sustenta haver uma única pessoa que se manifestou ora como Pai, ora como o Filho e como Espírito Santo cujo nome seria Jesus. Prega ainda o batismo somente em nome de Jesus. Caso o Irmão queira se aprofundar mais, entre no Site oficial, onde tem a história da Igreja. Agora, o que vou postar, talvez não agrade ao irmão e há muitos outros espalhados mundo afora. Mas de uma coisa tem-se de reconhecer,cantam e tocam bem. Porém,gosto é diferente de passar na ortodoxia histórica do Cristianismo. A Bíblia traz a ferramenta contra o erro doutrinal e fundamenta os seus discípulos na apologética. Tal doutrina ameaça discaradamente unidade da doutrina da trindade com a bênção de pastores leigos. Não estou usando o espaço para acusar e sim trazer um pouco de esclarecimento sobre a realidade doutrinal. A maioria dos jóvens que conheço e grande parte da Igreja,gosta,canta,compra cds,dvds e assistem aos programas do CVV. Dizem abertamente que quanto a doutrina não tem nada demais. Quem pensa assim desconhece as raízes históricas do Unicismo. Assim venho mais uma vez na contramão,discordando e afirmando que o Espírito Santo tem compromisso exclusivo com a verdade. O trinitarismo é oposição direta ao unicismo.
O gnosticismo (doutrina que negava o Jesus homem). Diziam que Ele teve um corpo docético – fantasma – e por isso não sofreu. Logo em seguida,surgiram duas correntes: os dinâmicos e os modais. Dinâmicos – diziam que Deus deu força e poder (dynamis ) a Jesus, adotando-o como Filho. Negando assim a divindade absoluta de Jesus, e também a Trindade – era o prenúncio do arianismo, que negava a eternidade de Jesus. Modais – ensinavam que as três Pessoas da divindade se manifestavam por vários modos, daí o nome modalista. Desenvolveram a idéia de que o Pai nasceu e sofreu, sendo classificados de patripassionistas.
O gnosticismo (doutrina que negava o Jesus homem). Diziam que Ele teve um corpo docético – fantasma – e por isso não sofreu. Logo em seguida,surgiram duas correntes: os dinâmicos e os modais. Dinâmicos – diziam que Deus deu força e poder (dynamis ) a Jesus, adotando-o como Filho. Negando assim a divindade absoluta de Jesus, e também a Trindade – era o prenúncio do arianismo, que negava a eternidade de Jesus. Modais – ensinavam que as três Pessoas da divindade se manifestavam por vários modos, daí o nome modalista. Desenvolveram a idéia de que o Pai nasceu e sofreu, sendo classificados de patripassionistas.
O unicismo moderno surgiu em uma reunião pentecostal das igrejas Assembléias de Deus na Califórnia, em 1913 numa cerimônia de batismo. O preletor,disse que os apóstolos batizavam em nome do Senhor Jesus e não em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Quando as pessoas ouviram isso ficaram atônitas. O tal preletor foi classificado como herético. E a heresia se espalhou. O que se viu foram pregações sobre a fórmula batismal de Atos 2.38. Comparando com Mt 28.19, chegando-se à conclusão de que o nome de Deus seria então somente o nome Jesus. Aí foi criado o movimento Somente Jesus, o Nome de Jesus, Apostólico, ou Pentecostalismo Unicista. A essência da doutrina unicista é a centralização no nome de Jesus. Os teólogos unicistas entendem que a expressão em nome, de Mateus 28.19 referindo ao Pai, Filho e Espírito Santo são apenas nomes singulares de Jesus. Assim, o que parecia ser apenas uma polêmica referente à fórmula batismal resultou na negação da doutrina da Trindade. Cometem assim,erros grosseios tais como: A natureza de Deus (a doutrina da trindade) é descaracterizdada por um só Deus. Vindo as crenças unicistas,e distorcendo o cristocentrismo no sentido da polissemia do nome de Deus. Concluo dizendo,que os unicistas são antitrinitaristas sem as idéias preconceituosas contra a divindade de Jesus,como é o caso do unitarismo. Mesmo assim nos grupos que dirijo o louvor,suas músicas não fazem parte do repertório. Nada contra eles, e sim a favor da doutrina da trindade e do ensino verdadeiro.
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