Rádio A Melhor do Universo

05 abril 2012

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DA PÁSCOA!

Recebi um email, falando que tratei do tema da páscoa bem superficialmente. E realmente foi o que fiz. Não acredito ser o tema da páscoa superado ou fora de moda, porém infelizmente, a data é lembrada muitas das vezes pela distribuição de coelhos (no Rio, até inovaram e roubaram um coelho de 2 metros), tem os ovos de chocolate, peixe e comidas da época. Desconhecem o verdadeiro significado bíblico? Acredito que também isto contribua, aliado ao desinteresse. Outro ponto é a auto-inocência, e a justificativa: se  todos praticam desta forma, qual o mal?

Coelho, não cristianiza a prática anti-bíblica da festa da Páscoa, instituída pelo próprio Deus. Noel, Mamom e o coelho, são artifícios utilizados para tirar do foco a Palavra. Há quem diga que o coelho por causa da   fecundidade, simboliza a Igreja. O que um "irmão" deste tem na mente?  A lei determinava que  o coelho era  animal impuro. Pode ser bonitinho, mas impuro. Os hereges, dizem que  ovo  é símbolo de ressurreição, bem como o chocolate, o túmulo da ressurreição.

Esta patifaria toda,era utilizada entre  os  egípcios. Já o status de símbolo da Páscoa, veio com os  persas. Êxodo 12, mostra origem e significado da festa judaico-cristã. Depois de Israel passar mais de quatrocentos anos de escravidão no Egito, houve a libertação. O libertador, Moisés e o opositor  Faraó que  rejeitou a ordem de Deus. Vieram dez pragas e quase foi o fim do Egito, antes do mar.

A páscoa deveria ser celebrada assim: cada família deveria tomar um cordeiro macho de um ano de idade, sem defeito e sacrificá-lo; famílias menores poderiam repartir um único cordeiro entre si. O mais importante viria a seguir: Parte do sangue do cordeiro sacrificado deveria ser aspergido nas duas ombreiras e na verga da porta de cada casa. Quando o anjo destruidor fosse enviado àquela terra, ele apenas “passaria por cima” das casas marcadas com o sangue, sem tocar mortalmente nos primogênitos. 

Daí o termo Páscoa, do hebraico “pesah”, que significa “passar por cima”, ou “poupar”. Assim, pelo sangue do cordeiro morto, os israelitas foram protegidos da condenação da morte. Deus ordenou o sinal do sangue para mostrar  o que aconteceria, quando Jesus derramaria o seu sangue na cruz do calvário para libertar o mundo do poder do pecado. Cristo é a nossa páscoa, e só nEle estamos abrigados e apenas em Cristo há salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário