Rádio WEB MUNDIAL

https://www.radiowebgospelmundial.com/

17 maio 2012

HOSPITAIS DO DF INGRESSAM NA REDE CEGONHA NESTA QUINTA


Programa federal busca melhorar assistência a gestantes e recém-nascidos.
Hospitais da rede pública do DF realizaram 39.339 partos no ano passado.

Do G1 DF

Os hospitais e postos de saúde da rede pública de saúde do Distrito Federal vão integrar a partir desta quinta-feira (17) a Rede Cegonha, programa do Ministério da Saúde que busca melhorar a assistência a gestantes e recém-nascidos.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o atendimento às gestantes pela rede envolve ações desde o diagnóstico da gravidez até o nascimento do bebê. O programa assegura ao recém-nascido a realização dos testes do pezinho, orelhinha e olhinho.
A criança também recebe a caderneta de vacinação e a mãe com dificuldade para amamentar é encaminhada para o banco de leite.
O GDF informou que nas unidades hospitalares do Recanto das Emas, Taguatinga e Samambaia vai funcionar também a segunda etapa do programa, que prevê a assistência às mães e aos recém-nascidos a partir do parto.
Segundo a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Aratani, com a Rede Cegonha, a mulher em idade fértil que suspeitar de gravidez será acolhida no centro de saúde mais próximo de sua casa, onde fará um teste rápido.
Caso o resultado seja negativo, a mulher será encaminhada para o Programa de Planejamento Reprodutivo.Se o exame comprovar a gravidez, a gestante fará testes rápidos para diagnóstico de HIV e sífilis, além de passar por uma avaliação de risco.
A primeira consulta do pré-natal será marcada para um prazo máximo de dez dias após o diagnóstico e a gestante deverá ter consultas mensais nos primeiros meses e semanais no fim da gravidez.
O Distrito Federal aderiu à Rede Cegonha em dezembro do ano passado, quando a Secretaria de Saúde iniciou a elaboração do plano de ação e implementação nas unidades hospitalares.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, no ano passado foram feitos 39.339 partos na rede pública do DF. O Hospital Regional de Ceilândia ficou em primeiro lugar com 6.041 partos, seguido do Hospital do Gama com 5.640 e Asa Sul, com 5.340.
O lançamento oficial do programa será às 10h, no Centro de Saúde 2 de Samambaia, localizado na Área Especial da QR 611 Norte, próximo ao Parque Três Meninas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário