Rádio WEB MUNDIAL

https://www.radiowebgospelmundial.com/

10 junho 2012

EMBAIXADOR VENEZUELANO SUGERE MOVIMENTO INTERNACIONAL DE BLOGUEIROS

Maximilien Arvelaiz falou aos participantes do evento sobre a “A mídia e as eleições na Venezuela.


O embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arvelaiz, compartilhou com blogueiros brasileiros a experiência do seu país com as novas mídias. “Há uma insatisfação com a mídia tradicional, que não está à altura desse processo de mudança que vivemos. Então a gente tem que buscar outra forma”.
O venezuelano destacou que a mídia tradicional enraizada no país tentou um golpe ao presidente Chávez. “Na Venezuela nós vimos um processo muito interessante, desde 2001/2002 que está dentro da nossa constituição bolivariana, de democratizar a comunicação, isto por um lado, por outro lado, na Venezuela em abril de 2002 houve um golpe de estado, contra o governo democrático, legitimo do presidente Chávez que foi promovido em grande parte, executado pela mídia venezuelana, todos os grandes meios venezuelanos, naquele momento da imprensa, da televisão, da rádio participaram daquele golpe de estado que felizmente em menos de 48 horas foi revertido, com mobilização do povo”.
A mobilização popular contra o golpe dos donos das mídias não foi fácil, pois na ocasião a internet ainda estava engatinhando, destaca o embaixador.
“E em 2002, quando não havia a internet desenvolvida como hoje, a mobilização do povo foi pelos torpedos dos celulares e também pelas rádios comunitárias. A partir daí se estabeleceu uma política de um lado de legalizações e fortalecimento da mídia comunitária e alternativa para aquelas comunidades ter seus próprios vínculos de comunicação, este é um processo muito interessante, várias leis que caracterizaram isto. Por outro lado se tem estabelecido uma lei de responsabilidade comunicacional social dentro da mídia em geral, com a obrigação de promover a produção venezuelana, independente, promover a produção local, garantir a diversidade, a pluralidade de todo às discussões políticas e sociais”.
Com a internet, os venezuelanos puderam ampliar as estratégias de mobilização, conforme aponta o embaixador. “Muito interessante na Venezuela que, e isto hoje acelerado com o tema da internet, obviamente, que na Venezuela, um país com 28 milhões de habitantes você tem mais de 11 milhões de venezuelanos que tem acesso a internet e creio que hoje em dia, usuários de twitter a Venezuela é a 5º país no mundo, e uma das principais contas de twitter na Venezuela e no mundo é de Hugo Chávez que tem uma conta de twitter com mais de 2 milhões de seguidores”.

do Site do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário