Rádio A Melhor do Universo

01 junho 2013

LONDRES SE ENFEITA PARA CELEBRAR 60 ANOS DO REINADO DE ELIZABETH II


Rainha ocupou o trono aos 27 anos, após a morte de George VI.

Aos 87, monarca não deve participar de atos públicos no fim de semana.

Da France Presse

Pessoas passam pelas bandeiras da nação na Praça do Parlamento em Westminster, no centro de Londres (Foto: AFP PHOTO / JUSTIN TALLIS)Pessoas passam pelas bandeiras da nação na
Praça do Parlamento em Westminster, no centro de
Londres (Foto: AFP PHOTO / JUSTIN TALLIS)
A rainha Elizabeth II da Inglaterra celebra o 60º aniversário de sua coroação no domingo (2) e, para comemorar o dia, voltará na terça-feira à Abadia de Westminster, palco da cerimônia de 2 de junho de 1953.
Na época, a soberana de 27 anos já estava há 16 meses no trono, ocupado por ela após a inesperada morte de seu pai, George VI, no dia 6 de fevereiro de 1952. Mas o período de luto e os preparativos necessários causaram o adiamento do ritual. Por isso, os festejos do sexagésimo aniversário da coroação serão mais discretos do que os organizados no ano passado em ocasião de seu Jubileu de Diamante.
A popular monarca, de 87 anos, não deve participar de atos públicos durante o fim de semana. Ela vai passar o sábado e o domingo com seu marido Philip, de 91 anos, no castelo de Windsor, perto de Londres, de acordo com o palácio de Buckingham. Mas na terça-feira, acompanhada pelos principais membros de sua família, assistirá a uma missa solene comemorativa no imponente templo anglicano que abrigou 38 coroações desde a de William, o Conquistador, em 1066.
A sua coroação marcou oficialmente o início de uma nova era na qual esta mulher que não estava destinada a ser rainha se revelou idônea para o papel e tornou-se um símbolo da continuidade e da estabilidade. "O Reino Unido era na época um outro mundo. Mudou completamente desde 1953. Só a rainha foi nossa constante", escreveu o biógrafo real William Shawcross no jornal Daily Telegraph.

Turistas em frente à Abadia de Westminster, em Londres, onde serão comemorados os 60 anos de reinado de Elizabeth II (Foto: AFP PHOTO / JUSTIN TALLIS)Turistas em frente à Abadia de Westminster, em
Londres (Foto: AFP PHOTO / JUSTIN TALLIS)
Se a coroação de Elizabeth II, que, apesar da chuva, levou milhares de pessoas às ruas e foi transmitida, pela primeira vez, para 20 milhões de telespectadores, uniu o país, "esta união em torno da Coroa se manteve assombrosamente e está centrada na jovem mulher que envelheceu conosco", explicou o especialista.
Entre os mais de 8.200 convidados para a cerimônia na qual foi coroada já estava presente o príncipe Charles, o mais velho de seus quatro filhos nascido em 1948 e que hoje, aos 64 anos, é o herdeiro ao trono britânico que espera há mais tempo o momento de se tornar rei.
O duque de Gales, que nos últimos tempos parece ter um papel crescente, acompanhará a rainha na terça-feira, com sua esposa Camila e seus filhos William, que espera com Kate seu primogênito para julho, e Harry. O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, primaz da Igreja da Inglaterra, da qual a rainha é Governadora Suprema, pronunciará o sermão, e David Cameron, o décimo segundo primeiro-ministro com quem a soberana trabalhou, lerá uma passagem do evangelho.
Turistas em frente à Abadia de Westminster, em Londres (Foto: AFP PHOTO / JUSTIN TALLIS)Turistas em frente à Abadia de Westminster, em
Londres (Foto: AFP PHOTO / JUSTIN TALLIS)
Entre os 2.000 convidados à Abadia, que em 1997 abrigou o funeral da princesa Diana, também estarão representados os outros 15 países dos quais Elizabeth II é chefe de Estado, entre eles Austrália e Canadá. A Regent Street, uma das principais artérias comerciais de Londres, se enfeitou com bandeiras de cor violeta e dourado em homenagem à segunda monarca a reinar por mais tempo no Reino Unido, depois de sua tataravó Vitória (1837-1901).
Uma salva de 41 tiros de canhão em Green Park, seguida de outra de 62 a partir da Torre de Londres, prestarão na segunda-feira outra homenagem à soberana, que também receberá uma réplica exata do ramo de flores que levou no dia de sua coroação.
Durante o verão serão realizadas outras atividades relacionadas a este aniversário, como uma exposição de fotografias dos preparativos e do dia da coroação. Britânicos e turistas também poderão ver o elegante vestido de cetim branco bordado com fios de ouro e prata e com diamantes e pérolas incrustados, além das roupas usadas por outros membros de sua família na tradicional exposição de verão do palácio de Buckingham, que estará aberta de 27 de julho a 29 de setembro.
Embora não seja realizado nada equivalente à procissão fluvial e ao megashow do ano passado, em julho também está previsto um festival de quatro dias nos jardins do Palácio de Buckingham que incluirá música, teatro e gastronomia.
Bandeiras em frente ao palácio de Buckingham, em Londres, para a celebração dos 60 anos de reinado de Elizabeth II (Foto: AFP PHOTO / JUSTIN TALLIS)Bandeiras em frente ao palácio de Buckingham, em Londres, para a celebração dos 60 anos de reinado de Elizabeth II (Foto: AFP PHOTO / JUSTIN TALLIS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário