Rádio WEB MUNDIAL

https://www.radiowebgospelmundial.com/

03 dezembro 2013

DO MEU OBSERVATÓRIO: DIREITOS HUMANOS COMO CONSTRUÇÃO.

É notório que neste mundo globalizado, fica difícil conviver sem  informação de qualidade. Apesar que tem gente que tenta colocar ainda mais entraves ao processo. Os atores do processo de direitos humanos tem a função de promoção e defesa da cidadania, crianças, adolescentes (com o cumprimento do ECA), mulheres e minorias e pessoas portadoras de deficiência, encaminhando assim providências em casos de violações e promovendo sua integração à vida comunitária.
Para tanto, deve-se desenvolver estudos referentes às liberdades públicas, tanto quanto, atuando junto às instituições que representam os direitos da cidadania, na comunidade. Esta comunidade por sua vez  está atenta ao fato, e aos seus direitos? As medidas de defesa de interesses difusos, devem pautar com certeza pela articulação  com  o Ministério Público. 
Assim sendo, entramos numa seara bastante complicada e ao mesmo tempo atraente. Nesta jornada aprendemos muito no convívio interativo, e temos ainda mais a aprender com as experiências vivenciadas e explicitadas.
Acredito que não é utopia a inclusão de  pobres e excluídos nos processos políticos, principalmente nas questões públicas. Se tirar a corrupção de forma efetiva, e de modo direto e indireto, dando prioridade à equidade e ao desenvolvimento humano, a  democracia acontece de modo  sustentável, baseado também no pilar da educação e no acesso as novas tecnologias.
Creio efetivamente no  fortalecer sujeitos coletivos democráticos na esfera pública. A responsabilidade social dos cidadãos não é sonho impossível, é uma  construção de cidadania que envolve vários elos. 
Não entendo ou vejo com impossibilidade, uma sociedade mais justa. Entendo sim, que a balança é injusta e tende ficar em prol  dos poderosos. Eis o que consigo visualizar neste momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário