Rádio A Melhor do Universo

27 julho 2023

GOLPE MILITAR NO NIGER PREOCUPA CRISTÃOS

 


No passado, igrejas, casas e estabelecimentos de cristãos foram destruídos durante regime militar

do Portas Abertas 


Cristãos pedem oração após golpe militar no Níger (foto representativa)

Cristãos pedem oração após golpe militar no Níger (foto representativa)

Nesta quarta-feira, 26 de julho, o coronel Maj Amadou Abdramane anunciou o golpe militar na TV estatal do Níger. Em companhia de outros nove soldados, o oficial declarou:  "Nós, as forças de defesa e segurança decidimos pôr fim ao regime que você conhece”. As justificativas para o golpe são a falta de segurança e má gestão econômica e social.

No entanto, o ministro interino e das Relações Exteriores do Níger, Hassoumi Massoudou, pediu a todos os democratas que "façam esta aventura fracassar".

A Constituição do Níger foi dissolvida, as instituições suspensas e as fronteiras fechadas. "Pede-se a todos os parceiros externos que não interfiram. As fronteiras terrestres e aéreas estão fechadas até que a situação se estabilize”, afirmou o coronel em rede nacional. Desde o anúncio, a população deve obedecer ao toque de recolher noturno das 22h às 05h.

Além disso, os militares prenderam o atual presidente do país, Mohamed Bazoum, no início da quarta-feira. O líder do executivo recebeu “apoio inabalável” dos Estados Unidos, durante uma ligação do secretário de Estado, Antony Blinken. A Organização das Nações Unidas (ONU) também fez contato e ofereceu cooperação ao presidente.

Uma coalizão de forças democráticas formada pela sociedade civil, sindicatos e grupos de partidos políticos pretende anunciar a realização de uma manifestação amanhã, 28 de julho, a partir das 14h na capital Niamey e em todo o país para apoiar o exército e reafirmar a sua posição de dizer não às forças militares estrangeiras na região.

Golpes militares na região

A região do Sahel está ganhando a reputação de "cinturão golpista". O golpe no Niger é o nono na região na última década. Mali e Burkina Faso, dois países vizinhos do Níger, vivem sob um regime militar articulado por jihadistas. De acordo com a agência de notícias BBC, os líderes militares das duas nações se desentenderam com a França, pois preferiram se aliar ao grupo mercenário russo Wagner do que aos exércitos de países do ocidente na luta contra grupos extremistas.

A situação dos cristãos do Níger

Um parceiro de campo da Portas Abertas compartilhou: “O país está em tensão agora. Existem sentimentos mistos. Há algum tipo de mobilização nas redes sociais para que as pessoas protestem contra esse golpe, ou seja, aqueles que querem que o presidente volte ao poder. No entanto, ainda existem outros que apoiam os militares.”

Não há certeza de como o golpe afetará as igrejas no Níger, mas houve ataques a cristãos em outros países da região que também enfrentaram o domínio militar. "Não sabemos se essa junta militar será amigável com a igreja, visto que há muitos muçulmanos dentro do exército que são do Movimento Izala e têm visões extremistas. Se eles estiverem entre essa nova junta, então a perseguição à igreja pode aumentar”, explica o cristão.

A simples manifestação da população pode provocar uma tensão. “Há um grande medo entre os cristãos agora, porque ninguém sabe o que vai acontecer durante esses protestos. Eles fizeram algo assim alguns anos atrás, que acabou provocando o incêndio de igrejas e propriedades cristãs, como lojas e casas. Portanto, há necessidade de oração em relação à manifestação de amanhã”.

O irmão na fé suplica: “Por favor, ore pela estabilidade do país porque há muitos rumores nas redes sociais. Intercedam também pela igreja no Níger e que esse novo regime a favoreça”.

Pedidos de oração

  • Clame pela paz no Níger, para que os governantes tenham sabedoria e decidam pelo que é melhor para toda a população. 
  • Peça para que o Senhor console o coração dos cristãos e os guarde de qualquer perseguição promovida a partir do golpe. 
  • Ore para que os cristãos consigam testemunhar sobre o amor e a provisão de Deus em todas as comunidades do Níger. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário