Hoje pela manhã tivemos palestras na 5ª Conferência de Saúde de Paulista. A palestrante Dra. Maria Cristina,que iniciou as falas, sobre: “Gestão do SUS(financiamento,desde o pacto pela saúde e relação público X privado”. Tratou que o SUS precisa de mais sustentabilidade econômica e fiscal. Tratou de dados de receitas e despesas e das propostas para regulamentação da Emenda Constitucional 29 e dos compromissos referentes aos estados e municípios.
Entre as questões não respondidas,destacou-se a temática da sustentabilidade fiscal e o porque o dinheiro público é desviado de diagnósticos para outros setores. Além de inverter os papéis dos veículos de comunicação e da divulgação das ações pela gestão pública. Criticou os trabalhadores,esquecendo-se que em todas as classes existem exceções.
A Dra. Vera Barone tratou do tema:“Participação da Comunidade e Controle Social”. A palestrante tratou da capacidade de análise,construção do sistema saúde único e público. Tratou também da definição de princípios,tais como: Universalidade,integralidade,equidade e democracia participativa. Em suma a Dra. Vera,tratou com uma linguagem simples e clara,as definições de convocação do SUS pela sociedade,transformação e reconhecimento da diversidade na sociedade.
A segunda parte das palestras teve como palestrante Dr. Paulo Dantas que falou sobre “Política de Saúde na seguridade Social,segundo os princípios da integralidade,universalidade e equidade”. O Dr. Paulo,tratou de uma maneira bem eficiente e didática sobre o nascimento do SUS,Assistência Social e Previdência Social. Explicou sobre universalidade e equidade. Enfim uma ótima palestra.
Na segunda palestra da tarde a Dra. Cristina Sette,falou sobre “Acesso e acolhimento com qualidade:um desafio para o SUS”. Ela, explicou de forma transparente e consistente sobre as peculiaridades do atendimento desde a porta até o fim da consulta. Diferenciando cada aspecto pertinente ao acesso e acolhimento e apontando soluções para haver correções de trajeto,oferecendo uma melhor qualidade de serviços a comunidade.
Logo em seguida a cada palestrante ocorriam os debates,entre os formuladores das perguntas a mesa,havia de tudo. De perguntas provocativas a uma análise séria, até desabafos e defesa de lados de maneira apaixonada e cega.
Enfim, no primeiro dia a organização do evento teve mais acertos do que erros. Fato a destacar negativamente foi o descontrole na secretaria. Várias pessoas que estavam inscritas não tiveram acesso as palestras.
Quanto ao serviço do Buffet,nota dez, e também para o almoço. Nota zero para uma minoria de mal educados que excediam-se na busca pelo lanche,transparecendo que havia falta de alimentos, onde observou-se justamente o contrário,com uma tremenda fartura de alimentos e excelente qualidade de serviços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário