Foto: Reprodução de internet
Por Daniel Guedes (do Blog de Jamildo) e Otávio Batista ( do Jornal do Commercio)
O Governo de Pernambuco não patrocinou o desfile da Unidos da Tijuca, mas ajudou financeiramente de maneira indireta a escola de samba vencedora do Carnaval carioca que este ano prestou homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, natural de Exu, município no Sertão do Estado.
A intervenção palaciana se deu através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundparpe) que investiram ao menos R$ 650 mil em contratos com a escola. Agora, o governo espera lucrar em cima do título da Tijuca.
De acordo com a assessoria de imprensa da Unidos da Tijuca, houve patrocínio da Moura Dubeux, Queiroz Galvão, Vital Engenharia, Coca Cola Guararapes, Conecta, MPX, Maxxima, Egesa, Jaraguá, GL Empreendimentos e Oi. Esses patrocinadores teriam garantido cerca de R$ 3 milhões.
A colaboração financeira do governo se deu, a princípio, através da contratação de integrantes da escola para a realização de cinco shows. Houve apresentações no Recife, em Garanhuns, em Exu e em cidades fora de Pernambuco, como Rio de Janeiro e Barretos, em São Paulo, onde acontece a Festa do Peão Boiadeiro.
A intenção, segundo o secretário estadual de Turismo, Alberto Feitosa, era trazer apreciadores da escola para Pernambuco.
A apresentação em Garanhuns aconteceu no Festival de Inverno do ano passado e custou R$ 150 mil aos cofres da Fundarpe. As demais apresentações foram contratadas num pacote de R$ 500 mil pagos pela Empetur.
A Empresa Pernambucana de Turismo ainda investiu num anúncio de seis páginas na revista oficial da escola, publicada em fevereiro, mês do Carnaval. A reportagem não conseguiu encontrar no Diário Oficial o valor gasto e assessoria da Empetur também não prestou esclarecimentos.
Também anunciaram Holding Alusa, Queiroz Galvão Desenvolvimento Imobiliário, Queiroz Galvão Construção, Vital Engenharia Ambiental, Coca Cola Guararapes, Maxima Empreendimentos, Armazenna Centro Logístico e Conecta Locação e Transporte.
RETORNO - O Governo quer agora explorar a visibilidade que o Carnaval do Rio de Janeiro e a escola campeã têm para trazer turistas para o Estado.
do Blog de Jamildo

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