Rádio WEB MUNDIAL

https://www.radiowebgospelmundial.com/

19 março 2012

50% DIZEM LEMBRAR EM QUEM VOTOU EM 2008. 41% ESTÃO ARREPENDIDOS


Pesquisa JC/IPMN levantou a memória do eleitor recifense e a sua taxa de arrependimento em relação ao pleito anterior. Mesmo com muitos "arrependidos", João da Costa sai com vantagem, avalia Adriano Oliveira


Do JC Online

Junto aos cenários eleitorais, preferência partidária, os sentimentos do eleitor recifense e a sua avaliação dos governos João da Costa, Eduardo Campos e Dilma Rousseff (quadros publicados na edição de domingo do Jornal do Commercio), a segunda rodada da pesquisa do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), em parceria com o JC, procurou identificar, também, a memória desse eleitorado em relação ao voto na eleição municipal anterior (2008) e a taxa de arrependimento desse voto.
O resultado mostra que 50% dos eleitores afirmam ter lembrança do seu voto na disputa que fez João da Costa (PT) – com o apoio do ex-prefeito João Paulo, hoje seu desafeto político – chegar ao principal gabinete da Prefeitura do Recife. Para 45% dos 816 eleitores entrevistados a resposta foi a de que não lembram, enquanto 5% não souberam ou não quiseram responder.
Para os eleitores que disseram lembrar do voto anterior, foi acrescentada uma segunda pergunta, aberta, o que possibilitou inclusive a citação de nomes que não chegaram a ser candidato (veja quadro). Mas, os dois primeiros citados foram adversários no pleito de 2008 e poderão, mais uma vez, se enfrentar nas urnas deste ano: 70,8% citaram o petista João da Costa e 11,3% Mendonça Filho (DEM).
Na sequência da pesquisa, foi lançada a pergunta “você está arrependido em ter votado neste candidato?”, com o resultado geral – sem citação de nomes – apontando que 41% mostram-se arrependidos e 57%, não. Depois, outra tabela aponta que, dos eleitores que afirmam ter votado em João da Costa em 2008, 55% estão arrependidos, enquanto 45% não demonstram arrependimento. Em relação a Mendonça Filho, os “arrependidos” são 2%, enquanto 98% afirmam não ter arrependimento.
Para o cientista político da UFPE Adriano Oliveira, um dos coordenadores da pesquisa, junto com o economista Maurício Romão e o estatístico Carlos Gadelha Jr, esse quadro do novo levantamento é mais um a apontar para uma situação “mais confortável” do prefeito João da Costa no cenário da disputa municipal. Visto que, embora a pesquisa revele uma taxa de arrependimento de 55% dos eleitores que afirmam ter votado no petista em 2008, os 45% que dizem não ter se arrependido apontam que o prefeito pode entrar na disputa com entre 20 a 25% das intenções de voto – já que no pleito anterior foi eleito com 50% dos votos válidos.
Em relação a Mendonça Filho, pré-candidato das oposições que apresentou melhor performance nas duas rodadas da pesquisa IPMN em parceria com o JC, Adriano destaca como importante a pequena taxa de arrependimento (2%), mas assinala que o que incomoda o deputado do DEM, nos levantamentos, é a falta de crescimento, mesmo sendo um nome bastante conhecido do eleitorado, por ter sido governador. “A pesquisa mostra que Mendonça tem um percentual de eleitorado consolidado, mas não vem crescendo esse percentual, de acordo com os levantamentos realizados”, diz.
A nova pesquisa foi realizada nos dias 12 e 13 deste mês e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) – número de protocolo 00009/2012, no dia 6 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário