O julgamento do mensalão começou em clima de enfrentamento e deixou evidentes as divergências entre o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, e o revisor, Ricardo Lewandowski, segundo a Folha de S. Paulo.
Logo no início da sessão, na discussão sobre o pedido de Márcio Thomaz Bastos para desmembrar o processo, Barbosa acusou o colega, que votava favoravelmente ao pedido, de ser desleal. Barbosa votou pela rejeição do pedido. Lewandowski discordou e falou que votaria pelo acolhimento da questão de ordem da defesa. A declaração irritou Barbosa. "Dialogamos ao longo desse processo e me causa espécie Vossa Excelência se pronunciar pelo desmembramento agora quando poderia ter sido feito há sete meses. Poderia ter trazido em questão de ordem", disse. E completou: "É deslealdade".
O ministro revisor rebateu. "Eu, como revisor ao longo do julgamento, farei valer meu direito de me manifestar. É um termo um pouco forte que Vossa Excelência usou e já está prenunciando que o julgamento será tumultuado", disse.
do Blog de Magno Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário