Rádio A Melhor do Universo

03 janeiro 2013

CHUVAS PROVOCA MORTE E DEIXA DESALOJADOS NA BAIXADA FLUMINENSE


Defesa Civil confirma a morte de um homem em Xerém, RJ.
Em Saracuruna, rio transbordou na madrugada desta quinta-feira (3).

Do G1 Rio

Uma pessoa morreu em Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região na madrugada desta quinta-feira (3).
A morte foi confirmada nesta manhã pelo secretário de Defesa Civil de Duque de Caxias, Marcelo Silva Costa. Segundo ele, o corpo de um homem foi encontrado sob escombros provocados por um desabamento. A vítima ainda não foi identificada.
Segundo a Defesa Civil de Caxias, cerca de 200 pessoas ficaram desalojadas em Xerém. Todas foram levadas para abrigos localizados no município. Um deles fica na Praça da Mantiqueira.
Em Angra dos Reis, cerca de 2.500 pessoas vão ter que sair de suas casas em função da chuva. Por volta das 8h voltou a chover forte na região e equipes da Defesa Civil retiravam as pessoas das casas. Nove casas foram atingidas por um deslizamento de terra no distrito do Frade, deixando 15 pessoas com ferimentos leves.
Bombeiros de três quartéis trabalham na região de Xerém. Segundo os bombeiros, oito casas desabaram. Três pontes foram destruídas pela enchente.
Devido à chuva, o Rio Saracuruna transbordou. Em Xerém, choveu 212 milímetros em 24 horas.
 
 
Ruas alagadas em Xerém (Foto: Reprodução/ TV Globo)Ruas alagadas em Xerém (Foto: Reprodução/ TV Globo)
De acordo com a Defesa Civil do município, vários pontos de alagamentos se formaram. Pessoas ficaram ilhadas. Alguns moradores deixaram as casas com água na cintura, levando os pertences nas costas. Diversos veículos foram arrastados. O bairro da Mantiqueira é um dos locais mais atingidos.
Mapa de Duque de Caxias (Foto: G1)
O secretário de Defesa Civil disse que ainda não é possível confirmar o transbordamento de uma barragem na região. "Não há indício deste fato. O rompimento da barragem não está confirmado", afirmou Marcelo Silva Costa. Segundo ele, a chuva foi bastante significativa para provocar a enchente na área.
"Chegamos à conclusão de que foi uma cabeça d’água, desencadeando uma enxurrada brusca que trouxe uma grande avalanche de terra, árvores, pedras até as casas que estavam no beira-rio”, disse Costa.

Água invadiu casas às 3h, diz morador
Ronaldo Barbosa, morador de Xérem, disse que a água começou a invadir as casas por volta das 3h desta quinta-feira e chegou a uma altura de 2 metros.

"A situação está uma calamidade, muitas pessoas perderam tudo, o negócio está feio. Fazia 50 anos que não chovia tanto", disse Barbosa. "Na madrugada, vizinhos começaram a me ligar e avisar. Eu não tinha visto a água subir. Como minha casa tem dois andares, começamos a levar os móveis para o andar de cima. O térreo ficou submerso", afirmou o morador à Globo News.
Outras cidades
Em Petrópolis, dois rios transbordaram, segundo a Globo News. Cerca de 40 pessoas foram retiradas de suas casas.
Em Teresópolis, sirenes tocaram em quatro bairros para avisar a população da chuva forte. Também houve desalojados.

Nota do BAF: Em decorrência das fortes chuvas no Rio de Janeiro, uma pessoa morreu em Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense,  fortes chuvas que atingiram a região na madrugada desta quinta-feira (3). Vamos orar e mobilizar toda a rede de amigos mais próximos que tivermos do Rio de Janeiro. Em Xerém, temos a a Ir. Daysi e Esposo na Congregação Metodista que precisam de Oração e ajuda no socorro as vítimas. Ela me disse que em sua residência a água não chegou com tamanha intensidade, mas a comunicação está precária. Só tem internet. O esposo que assumiu uma congregação, está ajudando na remoção das vítimas e a igreja tornou-se abrigo.
Assim ela descreveu: "Tromba d"água inunda Xerém- Distrito de Duque de Caxias, destruiu 2 Pontes ( que liga ao Kilometros 51 a ao Cedae) e a informações que temos que mais de 40 pessoas mortas. De mantiquira à Xerém as ruas ficaram alagadas. A IMW Central de Mantiqueira está sendo o centro de apoio as famílias desabrigadas. Que Deus ilumine a abençoe a administração de Alexandre Cardoso, o novo prefeito de Duque de Caxias RJ e o povo hospitaleiro daquela cidade de Baixada Fluminense onde pastorei por um espaço de 14 anos.*
Disse mais: Oremos pelas vítimas da chuva em Xerém, pois são muitos os desabrigados e até mesmo vítimas fatais. É hora de nos unirmos para ajudar ao nosso próximo,RECOLHAM ROUPAS, ALIMENTOS, o que puderem pois as vítimas ficaram sem nada. A Imw Central de Mantiquira de Mantiquira está abrigando algumas vítimas, por isso podemos entregar lá as doações. Vamos abraçar essa causa, e mostrar o verdadeiro amor de Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário