Rádio A Melhor do Universo

05 janeiro 2013

DO MEU OBSERVATÓRIO: O LIXO ACUMULADO EM PAULISTA

O que estou a observar andando pela Cidade do Paulista é  que a Secretaria de Serviços Públicos vem  intensificando  o mutirão de limpeza para normalizar o recolhimento de lixo. Trabalho louvável.
Antes do Prefeito Yves concluir o mandato, foi feito um trabalho destes em Jardim Paulista, com caçambas  e uma pá carregadeira. Horas depois, a mesma população que não recicla o lixo, colocava dejetos nas mesmas áreas públicas.
Na entrada da vila, em Jardim Paulista Baixo, há limpeza sistemática pelos órgãos públicos, porém existe também a concorrência de moradores desavisados que insistem na contramão da higiene.
Outro gargalo reside na 1ª e 2ª Travessa da Rua 26 em Jardim Paulista, não há possibilidade para entrada  veículo, então o lixo só pode ser recolhido manualmente. Pois bem, para facilitar a coleta do lixo, levantaram meia parede de tijolo para servir de depósito. Ali se coloca todos tipo de lixo e o mau cheiro para os vizinhos mais próximos  é insuportável. Principalmente porque os animais reviram os sacos e expõem o conteúdo pelo chão. Fato que pode ser repensado a melhor forma para o problema.
Em Paratibe, na frente da Unidade de Saúde Albert Sabin, parte da população fez da calçada, depósito de lixo e entulho. 
Está sendo gasto muito dinheiro na remoção do lixo, porém se não houver um trabalho de conscientização nas comunidades, com parcerias para promover a  implantação de coleta seletiva ou usina de reciclagem, todo este trabalho não terá o êxito esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário