Rádio A Melhor do Universo

04 janeiro 2013

SAÚDE NEGA FALTA DE REMÉDIOS NA REDE ESTADUAL


Em resposta à denúncia da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a Secretaria Estadual de Saúde negou, por meio de nota, que exista o desabastecimento nas farmácias na rede de atendimento. O deputado Betinho Gomes (PSDB) enviou, na tarde desta quinta-feira (3), um ofício ao secretário de Saúde, Antônio Carlos Figueira, solicitando informações sobre o desabastecimento de medicamentos especiais nos postos farmacêuticos.
Na nota, a Secretaria de Saúde informa que “o que ocorre são faltas pontuais de alguns medicamentos, em um grupo total de 260 medicamentos fornecidos pelo Programa de Medicamentos Excepcionais do Estado”. E que “isto ocorre devido a atrasos dos fornecedores e/ou pelos trâmites legais do processo de licitação”, esclarece a Secretaria.
Confira, abaixo, a nota enviada à Imprensa na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTOS/MEDICAMENTOS
A Secretaria Estadual de Saúde informa que não existe desabastecimento na Farmácia de Pernambuco. O que ocorre são faltas pontuais de alguns medicamentos, em um grupo total de 260 medicamentos fornecidos pelo Programa de Medicamentos Excepcionais do Estado. Isto ocorre devido a atrasos dos fornecedores e/ou pelos trâmites legais do processo de licitação. Outros casos são motivados pela entrada de novos pacientes no Programa, partes dos quais com solicitações de medicamentos não autorizados pela Anvisa ou sem registro no Brasil, o que dificulta a sua aquisição.
A Secretaria esclarece ainda que já dispõe de uma comissão permanente de licitação especifica para medicamentos, agilizando todas as compras dentro dos trâmites legais recomendados pelo Tribunal de Contas do Estado. A SES ressalta que vem ampliando as ações do Programa de Medicamentos Excepcionais. O número de pernambucanos beneficiados com a iniciativa saltou de 12 mil para mais de 34 mil. Por ano, mais de R$ 100 milhões são investidos na compra de 260 tipos de medicamentos especializados ou de alto custo para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). 

do Blog da Folha 

Nota do BAF: Do ponto de vista do paciente que não dispõe de condições para adquirir o medicamento, qual a diferença de terminologia entre falta pontual e desabastecimento? Eu adoro o tecnicismo explicativo que convence apenas os mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário