Rádio A Melhor do Universo

04 janeiro 2013

TEMENDO CONFLITO, AFRICANOS DEIXAM SUAS CASAS EM CARRO SUPERLOTADO



Moradores de Damara deixaram a cidade com carga enorme em veículo.
Cidade fica entre a capital e rebeldes, que seguem há 1 mês em ofensiva.

Do G1, em São Paulo

Moradores da região de Damara, na República Centro-Africana, foram vistos abandonando suas casas e levando tudo que podiam esta semana, com a aproximação de rebeldes ao local. Damara é a última cidade no caminho dos rebeldes da coalizão Seleka até a capital Bangui.
Após um mês de ofensiva, os rebeldes já tomaram o controle em diversas cidades-chave do país, e acusam o líder François Bozizé, ex-presidente do país, de descumprir um acordo de paz estabelecido em 2007.
Na quarta-feira (2), homens foram fotografados levando uma quantidade impressionante de mantimentos e pertences em um veículo já bastante debilitado, saindo da cidade de Damara.
No mesmo dia, os rebeldes do país disseram que tinham parado seu avanço sobre a capital e concordaram em iniciar negociações de paz, evitando um confronto com tropas apoiadas regionalmente. O comandante da força africana regional Fomac havia alertado que uma ofensiva contra Damara seria entendida como uma "declaração de guerra".
Sedã é usado por moradores de Damara para levar uma enorme quantidade de mantimentos e pertences (Foto: Sia Kambou/AFP)Sedã é usado por moradores de Damara para levar uma enorme quantidade de mantimentos e pertences ao deixar a cidade (Foto: Sia Kambou/AFP)
Sedã é usado por moradores de Damara para levar uma enorme quantidade de mantimentos e pertences (Foto: Sia Kambou/AFP)Sedã é usado por moradores de Damara para levar uma enorme quantidade de mantimentos e pertences (Foto: Sia Kambou/AFP)
Sedã é usado por moradores de Damara para levar uma enorme quantidade de mantimentos e pertences (Foto: Sia Kambou/AFP)Sedã é usado por moradores de Damara para levar uma enorme quantidade de mantimentos e pertences (Foto: Sia Kambou/AFP)
Soldados são transportados na cidade de Damara. O comandante da força africana regional Fomac alertou os rebeldes que uma ofensiva contra Damara significaria uma 'declaração de guerra' (Foto: Sia Kambou/AFP)Soldados são transportados na cidade de Damara. O comandante da força africana regional Fomac alertou os rebeldes que uma ofensiva contra Damara significaria uma 'declaração de guerra' (Foto: Sia Kambou/AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário