Rádio A Melhor do Universo

20 junho 2013

ONG DE PASTOR CRIA ABAIXO ASSINADO POR EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA NO 'PADRÃO FIFA'

Filho do organizador é preso injustamente nos protestos


ONG de pastor cria abaixo assinado por educação, saúde e segurança no ´Padrão FIFA´
Em meio às dezenas de protestos da sociedade que tomaram o país nos últimos dias, a ONG Rio de Paz lançou uma campanha exigindo do Governo “escolas, hospital e segurança no padrão FIFA”. Liderada pelo pastor presbiteriano Antônio Carlos Costa, a ONG lançou um abaixo-assinado no site Change.org pedindo apoio da sociedade para que seja cobrado das autoridades o mesmo empenho que tiveram para construir arenas para a Copa das Confederações, em relação à educação, saúde e segurança pública.
Além da petição on-line, integrantes da ONG, inclusive o pastor que lidera o movimento, estiveram nas ruas do Rio de Janeiro protestando junto aos cerca de 100 mil manifestantes que tomaram as ruas da cidade nessa segunda feira.
"Os estádios de futebol brasileiros estão agora no “padrão FIFA”, o que demandou investimento imenso e obsceno de verba pública. O esplendor dessas arenas esportivas, que emergiram perante os olhos de milhares de brasileiros, contrasta com o estado de penúria das nossas escolas, hospitais, estradas, transporte público, redes de esgoto, presídios, sistema de segurança pública, condições de moradia de milhares pobres", diz o texto publicado junto à petição, que diz ainda que o povo brasileiro foi atingido em sua alma ao ver no governo “vontade política para construir e reformar campos de futebol e não demonstrar o mesmo empenho visando a solução de problemas sociais crônicos”.
O texto segue exigindo do poder público que sejam apresentados projetos transparentes para elevar as escolas e hospitais do país ao mesmo “padrão dos países desenvolvidos” que os estádios que sediarão a Copa.

"Em suma, queremos democracia associada a justiça social. Anelamos pelo cumprimento da Constituição Federal. Desejamos que os gastos públicos sejam determinados por uma hierarquia de valores, cujo ponto de partida seja o direito à existência digna. Sonhamos em viver num país onde a vida humana tenha valor", finaliza o texto do manifesto.

A participação da ONG nos protestos que aconteceram nas ruas do Rio foi marcada pela prisão injusta do filho do pastor que lidera o movimento. O estudante de economia Matheus Mendes Costa, foi detido pela polícia durante os protestos acusado do crime de formação de quadrilha. De acordo com reportagem da Record, Matheus foi preso junto a um grupo de 25 manifestantes, entre eles um cadeirante e um morador de rua. Advogados da Comissão de Direitos Humanos da OAB acompanharam a prisão e relataram que os policiais responsáveis pelo ato foram detidos pelo crime de abuso de autoridade.

"Privado de minha liberdade pela força autoritária da PM, só pude ser liberado sob pagamento de fiança (o crime de formação de quadrilha é afiançável e a fiança é determinada pelo delegado) no valor de RS$3mil; por ser estudante só pude ser liberado através da ajuda de meu pai, meu tio Miguel Costa, um amigo de meu pai e meu amigo Gabriel Telles", relatou o estudante em seu perfil no Facebook.

O pastor Antônio Carlos também usou as redes sociais para manifestar sua indignação com a prisão de seu filho que, segundo ele, foi retirado brutalmente do seu lado por policiais, que nem mesmo explicaram o motivo da prisão.

"O que fizeram com o meu filho Matheus é repugnante. Simplesmente lhe imputaram a culpa sem apresentação de provas", protestou o pastor através do Twitter, canal através do qual segue divulgando a campanha por um “Brasil Padrão FIFA”.

"Se houve vontade política para fazer belos estádios de futebol, deve haver também para se construir belos hospitais e escolas", afirma o pastor.


do Gospel +

Nenhum comentário:

Postar um comentário