Rádio A Melhor do Universo

12 julho 2013

DO MEU OBSERVATÓRIO: A SAÚDE DOENTE



Vejam só: há pouco tempo o governo federal afirmava que havia muitos médicos no Brasil. Lembram? Agora, querem importar médicos. Outro fato é que a qualidade das Unidades de ensino era baixa, bem como a provável desqualificação dos alunos. Quem sofre com isto? Sem falar que muitos médicos tem contrato de quarenta ou vinte horas e não dão a metade do expediente, em muitos locais. Médico é deus? ou funcionário?
Agora, merece condições e ser bem recompensado para ser cobrado pelo atendimento? Quem discute? Só com o dinheiro desviado pela corrupção, dava par pagar bem e inverter o caos da saúde da nação. Se o SUS é bom, não é confiável, pois pra presidenta Dilma ir ao Hospital Einstein????
Agora, o Ministério da Saúde aumentou  o valor da bolsa mensal que é paga aos médicos do Provab (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica). Ou seja, o valor da bolsa passará dos atuais R$ 8 mil para R$ 10 mil mensais. Mas quanto ganha um médico residente? E a partir de 2015 com o serviço obrigatório no SUS, além da legião estrangeira, vai melhorar?
Conforme  o ministro  Padilha, aquele da Emenda 29, que disse que precisava aprovação de mais dinheiro pra saúde para estabelecer o piso salarial  nacional dos ACS-ACE, (deu entrevista até ao nosso blog), onde está o piso? O mesmo volta a cena com um "estímulo" para que os médicos continuem no programa.
Atualmente, mais de três mil médicos  atuam em muitos locais sem as mínimas condições, recebendo bolsa do Provab, atuando em mais de mil e duzentos municípios do país.Temos de repensar o atual modelo de gestão da saúde ou não? Vamos deixar o gerenciamento da saúde brasileira nas atuais mãos???????????????????????

Nenhum comentário:

Postar um comentário