Rádio A Melhor do Universo

14 julho 2013

FELICIDADE REAL NÃO EXISTE


Eu não vou entrar no mérito da semântica. O ponto de discussão que  hoje tratamos, foi sobre felicidade. Eu só fiz a provocação em cima do produto da alienação. Ir a rua atrás de direitos, é fácil? Agora, o que genuíno é complicado, nem tanto quanto defender a teoria do evangelho reprocessado,  produto de alienação. Qual o critério que utilizamos?

A análise triunfalista prevalece? Estamos acostumados aos contos de felicidade romântica, retirando de cena os gregos. Os islâmicos e os contos das mil e uma noites? Isto é felicidade? Somos discípulos de quem? Os cananeus, mesopotâmicos, turcos se adaptam muito bem a nossa época. Felicidade é que todos querem, mas o conceito atual propriamente dito,  não existe na Bíblia em nenhum dos seus personagens. Falo pra quem conhece e se encaixa no mistério de não ser atraído  pelo sistema do mal.

O resumo de felicidade, conceituando os heróis da fé é o antagonismo rigoroso. Antítese explícita. De Adão a Noé. De Abraão a Moisés. O que dizer da felicidade dos profetas, grandes (Isaías e Ezequiel) e pequenos (Ozéias, Habacuque)?

O que dizer da felicidade de João Batista, Jesus, João, Pedro, Paulo. Tiveram que final? Analisando dentro dos nossos critérios. Qual o critério que se encaixa melhor hoje em dia? O que é ser feliz? O ocidente é fruto da criação oriental do final feliz. A ironia, é que ser feliz tem variáveis e no cristianismo contemporâneo, tem-se assim novos deuses. Os pastores, muitos deles, sofrem de alienação. Os membros, por conseguinte, sofrem da ilusão da felicidade fantasiosa.

Esta ilusão traz danos, e o que está escrito, que se prega, que é dogma, não é o absoluto. O real nem sempre é ideal. Felicidade é ter ânimo, vencer, controlar o destino, ter saúde, dinheiro? Felicidade é chorar, ser desagradado, contrariado, doença, morte, fraqueza, o inusitado  e diferente. Felicidade é não ser amado. Agora parte da felicidade é perdão, sem emoção ou  bem estar.

Felicidade não é a harmonia  do natal. Felicidade é milagre na natureza própria. Felicidade é conseguir se comunicar bem com Deus, sem a utopia que se prega na maioria dos púlpitos. Parece a ilha de caras. Isto é felicidade?

A felicidade do sonho idiota, a foto para publicar, compartilhar, exibir um pra sempre questionável, sem dia seguinte ou ontem. A felicidade flui com a vida, esta continuamente  com base, frustrações, amarguras e  dores.

Hoje em dia, o que a gente mais observa é o cinismo. Falta de identidade Tem-se mais caricatura do que modelos. A receita de felicidade absoluta pregada, corrompe o caráter, pois o estelionato é gritante. A falta de honestidade existencial é tão fantasiosa quanto desastrosa. Basta observar o número de depressivos e de quantos utilizam remédios controlados para dormir. Só como exemplo. O salmista fala do sono, e o texto remete a idéia de ataraxia.

A dialética psicológica, faz pensar em um monte de coisas surreais. Partindo do princípio que o evangelho é fé. Algo está terminantemente errado. O que a gente mais observa nos encontros, flashes, registros. Registra-se o momento de felicidade através do sorriso, mas não se vive junto o sorriso. Isto é felicidade? No dia seguinte, analisa-se a foto, deu ibope. Valeu a pena e depois é descarte.

Hoje os seres mais felizes dos templos fazem marketing multinível. A sede de conquista é voluptuosa. São felizes? Não sou juiz. Em contrapartida, os templos estão sofrendo reforma geral, só que material e não espiritual. O conforto, prazer são essenciais do que sofrer. Jesus desceu, sofreu, morreu, mas o ensino é de gozar, cantar, conquistar.

Eu já fui enganado. Desenganado, entrei na UTI onde o antídoto me libertou através da Escritura. Jesus diz o que é felicidade. As bem aventuranças, relatam e com riqueza  de detalhes.  Ou seja: a felicidade não é o exterior e sim caminho no interior da gente. Eu lembro do trovejar triunfalista do púlpito, do medo, da minha cegueira e surdez. A felicidade é simples, aprendizado constante, os dispostos a serem ensináveis, os humildes de espírito.

Felicidade é chorar, se sensibilizar com a dor do outro. Felicidade é poder enxergar o grande arsenal que dispomos e a cegueira alheia. Felicidade é não ser insensível, é ser manso e ter alto controle sem construção de mundo fantasioso e ao mesmo tempo paralelo.

Felicidade é ser simples, visão e mãos limpas, linguagem erudita e atos lícitos. Felicidade é aborrecer a mentira e a fofoca. Felicidade é promover a paz, construindo pontes entre amigos e inimigos. Felicidade é não guardar ira. Felicidade é amar sem acepção, não julgar e sim advogar.

Felicidade é fuga da aparência dos lobos e do teatro, é o olhar definido  e ter  decisão pessoal. Felicidade, não é o que o dicionário diz ou os poetas e teólogos, e sim o que Jesus diz através da Escritura nunca perde o essencial.  Abatido, nunca derrotado,  com consciência grata dentro de si. Portanto, felicidade real, dentro da ótica humana ocidental está em oposição ao que Cristo diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário