A Kombi deve sair de linha até o final deste ano. A velha senhora, como é conhecida entre os fãs, não se adaptou aos novos tempos
Edilson Vieira / Jornal do Commercio
Apresentado em exposições da marca pelo mundo, modelo futurista pode servir de base para a nova Kombi
Foto: Divulgação
Quando a primeira Kombi saiu
da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, São Paulo, em
setembro de 1957, ela dividia as ruas com poucos modelos, como DKW
Vemag, Jeeps Willys e Fusca, que, na época, ainda era chamado de Volks
Sedan. Hoje, 56 anos depois, todos eles já deixaram há muito tempo as
linhas de produção. Menos a Kombi. O Brasil é o único País a produzi-la.
Mensalmente são vendidas cerca de 1.800
unidades. No ano passado, 26 mil Kombis novas foram emplacadas, o que a
tornou o furgão mais vendido do mercado nacional. O bom desempenho nas
vendas, no entanto, não foi suficiente para garantir mais alguns anos de
existência. A Kombi deve sair de linha até o final deste ano. E o
motivo é simples. A velha senhora, como é conhecida entre os fãs, não se
adaptou aos novos tempos.
O que se comenta é que a engenharia da Volkswagen não conseguiu instalar de forma eficiente um airbag duplo, equipamento obrigatório em todos os carros nacionais a partir do próximo ano. Era de se imaginar, afinal o projeto original da Kombi é do fim dos anos 40 do século passado (veja matéria abaixo). O freio ABS, outra exigência da legislação para 2014, conseguiu ser adaptado. Mas não foi o suficiente para garantir um tempo de vida maior à velha guerreira.
Galeria de imagens
1982, Kombi picape cabine dupla
A reportagem do JC contactou a Volkswagen sobre o futuro
do modelo. A fábrica respondeu, através de sua assessoria, que
reconhece os desafios impostos pela legislação - que determina a adoção
do ABS e airbags. Em relação à Kombi nesse novo contexto, a Volks
respondeu que “não comenta assuntos estratégicos de produto”. Outra
pista em relação ao fim do carro
nacional mais antigo em produção é que a linha de montagem da Kombi é a
única que não pôde ser automatizada. A montagem de sua carroceria
demanda mão de obra de muitos operários, algo fora da realidade atual.
HISTÓRIA - A Kombi
nasceu da sugestão do comerciante holandês Ben Pon, que no final dos
anos 1940 sentiu a necessidade de um veículo leve e resistente para
transporte de cargas numa Alemanha que começava a se refazer dos
estragos da Guerra. Ele sugeriu à Volkswagen a criação de um utilitário
feito a partir do chassis do Volkswagen Sedan. Seu lançamento mundial
aconteceu no Salão do Automóvel de Frankfurt, em 1951.
Em 1953, ela já era montada e vendida no
Brasil. A fabricação no País começou quatro anos depois, com motor 1.2
de apenas 30 cavalos. A Kombi teve sua produção encerrada na Alemanha na
década de 70. No Brasil seguia firme, ganhando, inclusive, uma versão
picape.
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