Rádio A Melhor do Universo

29 setembro 2013

O BRASIL TEM SOMENTE UM PROBLEMA: A POLÍTICA


BLOG DE RENATO RIELLA
 O Brasil vive uma triste realidade política. Como as manifestações de rua desapareceram, não se sabe como o povo vai reagir um dia, diante de tanto desalento. O problema mais grave do país não é a economia, nem a violência, nem a fome (hoje minimizada). O problema mais grave é a existência, por enquanto, de 32 partidos dominados por pessoas que não têm compromisso com o bem.
Nenhum partido tem proposta clara. O eleitor vai chegar às urnas, em 5 de outubro de 2014, mais do que nunca votando em branco ou escolhendo candidatos de forma aleatória.
A ex-senadora Marina Silva, que seria uma proposta de novidade com o seu partido Rede, quase certamente não conseguirá registrar a agremiação. E aí vai uma avaliação crítica: se Marina não teve nem tem estrutura, nem liderança, nem pique para registrar um partido, como conseguiria disputar uma eleição milionária?
Será que o povo vai acordar antes da eleição? Não houve reforma política, nem reforma partidária, nem mesmo uma mini-reforma eleitoral.
Os cargos eletivos serão disputados pelas mesmas pessoas de sempre, sem que homens e mulheres de valor tenham acesso a partidos dominados por figuras que, muitas vezes, nem disputam eleição (ou, quando disputam, obtêm poucos votos).
O processo político brasileiro é porta fechada para quem pensa num Brasil melhor. Os eleitos vão lutar pelo Brasil de sempre – a favor dos seus interesses.
Mas por que o país progride? Antigamente, dizia-se que o Brasil progride à noite, quando os governos estão dormindo. Provavelmente essa sabedoria ainda está válida. Vamos botar esse povo todo pra dormir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário