Rádio A Melhor do Universo

15 dezembro 2013

DO MEU OBSERVATÓRIO: BRT NA RMR, SONHO OU PESADELO?

Ontem em Feira de Santana no interior da Bahia, foram observados ônibus da empresa Itamaraca, que vão rodar no corredor norte sul em PE. 
O projeto conforme a fala governamental, visa mudar a cara do Recife. Onde o Corredor  pretende melhorar o trânsito por meio de vias exclusivas para ônibus. (Acredite quem quiser). 
Serão 43 quilômetros de extensão que percorrerá seis municípios da RMR, com  obra orçada em R$ 300 milhões e terá custos divididos entre empresários e poder público. Aí, já viu o que vai dar para a população, não?!
Neste sistema, os passageiros vão pagar as passagens antecipadamente em estações que serão climatizadas, e prometem ao usuário saber, por meio de painéis informativos, em quanto tempo o próximo ônibus estará disponível, reduzindo o tempo de espera e oferecendo um maior conforto. Espera-se que haja segurança 24 horas, senão?!
Quanto ao impacto ambiental dos veículos, garantem que  será pouco, graças à possibilidade de utilização de combustíveis alternativos. Pergunto: O metrô, não faz tudo isso e melhor, com mais segurança e velocidade? Lembrando também, que em nenhuma parte do projeto, tratou-se do modal e da redução no preço da tarifa. A copa está aí, eleições, logo em seguida. Ninguém precisa de copa, mas  a infraestrutura em muitos dos casos, só saiu graças a FIFA. Então é bom se preparar para o troco nas eleições, porque se as obras não estiverem prontas antes da copa, depois já era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário