Rádio A Melhor do Universo

25 dezembro 2013

SOBE PARA 18 O NÚMERO DE MORTOS PELAS CHUVAS NO ES


Morte foi confirmada em Barra de São Francisco, segundo Defesa Civil.
Mais de 48 mil estão fora de suas casas, no balanço anterior eram 50 mil.

Do G1 ES

Moradores percorrem rua alagada da comunidade de Jacaraípe, no município de Serra, cerca de 25 km ao norte de Vitória (ES). (Foto: Nelson Antoine/Fotoarena/Estadão Conteúdo) 
Moradores percorrem rua alagada em Jacaraípe
(Foto: Nelson Antoine/Fotoarena/Estadão Conteúdo)
Sobe para 18 o número mortos em decorrência da chuva que ocorre em praticamente todo o Espírito Santo. Segundo a Defesa Civil Estadual, no boletim divulgado às 15h desta quarta-feira (25), foram confirmadas  duas mortes em em Baixo Guandu, uma em Barra de São Francisco, cinco em Colatina, uma em Domingos Martins, oito em Itaguaçú e uma em Nova Venécia.
Reduziu o número de pessoas que ainda estão em abrigos ou casas de parentes e amigos. Até o início desta tarde, mais de 48 mil estavam fora de suas casas. No balanço anterior, o número chegou a quase 50 mil. A Defesa Civil informou que o levantamento do número de pessoas afetadas continua prejudicado pela dificuldade de acesso a muitas localidades, algumas totalmente isoladas pela intensa inundação, sem comunicação, água potável e energia elétrica.


Subiu para 50 o número de municípios mais afetados e são eles: Afonso Claudio, Agua Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindemberg, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, Jeronimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marechal Floriano, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil continua enviando alertas de risco de inundação e deslizamento de terra nas regiões com mais chuvas. O governo decretou Situação de Emergência em todas as áreas afetadas por desastres decorrentes das últimas chuvas.

Dificuldade
Em situação delicada, moradores de  Itaguaçu, no Noroeste do Espírito Santo, decidiram, nesta quarta-feira (25), pegar comida suja de lama que foi descartada por um mercado. Eles dizem que o novo problema é a falta de alimentos e água potável. O governo do estado comunicou que tem enviado kits de sobrevivência para as cidades atingidas, mas as vítimas reclamaram que isso ainda não é suficiente. Várias partes da cidade ficaram alagadas por conta das chuvas e oito pessoas morreram.
População atingida oela chuva recolhe alimentos descartados por supermercado em Itaguaçu, Noroeste do Espírito Santo.. (Foto: Vitor Jubini/ A Gazeta)População atingida oela chuva recolhe alimentos descartados por supermercado em Itaguaçu, Noroeste do Espírito Santo (Foto: Vitor Jubini/ A Gazeta)
Casagrande
O governador do Espírito Santo Renato Casagrande disse que as últimas chuvas já são o maior evento climático da história do Espírito Santo. "Vamos ter que reconstruir todo Espírito Santo”, afirmou.
Sete aeronaves auxiliam os trabalho dos bombeiros e Defesa Civil nos municípios mais afetados. Em algum deles, como Baixo Guandu, o socorro às vítimas só é possível por helicópteros.
Nesta quinta uma aeronave da Polícia Rodoviária Federal deve chegar ao estado para ajudar na logística. Casagrande destacou, ainda, que vai pedir uma aeronave para os governadores do Rio de Janeiro e São Paulo para auxiliar no transporte de pessoas.
O secretariado de governo vai se reunir para iniciar as discussões da reconstrução das áreas atingidas. “É muito trabalho. Muitas regiões destruídas. Pontes, rodovias, casas, tudo destruído pelas águas. Vamos ter muito trabalho para recuperar tudo isso. E o governo estará ao lado dos municípios ajudando nessa recuperação”, declarou o governador.
Dilma
"Nunca vi tanta água", declarou a presidente Dilma Rousseff ao sobrevoar as áreas alagadas do Espírito Santo, na manhã desta terça-feira (24). O voo durou aproximadamente 40 minutos. A presidente explicou que a prioridade é salvar as pessoas afetadas e em situação de risco, evitando mortes. Uma ponte provisória também será providenciada na ES-080, em um trecho que ficou destruído.  Dilma sobrevoou as cidades em um helicóptero da Força Aérea, junto com a equipe e o governador do estado, Renato Casagrande. A presidente contou que desde que saiu de Brasília, nesta manhã, monitorou os locais de visitação no Espírito Santo e definiu maneiras de ajudar o estado e a população.

Bombeiros do Rio
Vinte militares do Corpo de Bombeiros do Rio embarcaram na manhã desta quarta-feira (25) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea do Galeão, com destino ao Espírito Santo. Os bombeiros, que fazem parte do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e são especialistas em salvamento em desastres, vão atuar em apoio às ocorrências causadas pelas chuvas que atingiram o estado. Outro grupo de militares seguiu por terra.

FGTS
Os moradores de municípios atingidos pelas chuvas e que decretarem estado de calamidade ou situação de emergência podem sacar o dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) na Caixa Econômica Federal. Os saques são para os cidadãos que tiverem conta e saldo no fundo e que não realizaram o saque do valor pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.
Deslizamento de terras na zona rural de Baixo Guandu causado pelo excesso de chuva na região Noroeste do Espírito Santo. (Foto: Vitor Jubini/ A Gazeta)Deslizamento de terras na zona rural de Baixo Guandu causado pelo excesso de chuva na região Noroeste do Espírito Santo (Foto: Vitor Jubini/ A Gazeta)
Vista aérea de Santa Leopoldina atingida por chuva na região Serrana do Espírito Santo. (Foto: Vitor Jubini/ A Gazeta)Vista aérea de Santa Leopoldina atingida por chuva na região Serrana do Espírito Santo (Foto: Vitor Jubini/ A Gazeta)
Município de Itaguaçu alagado por conta do excesso de chuva na região Noroeste do Espírito Santo. (Foto: Vitor Jubini/ A Gazeta)Município de Itaguaçu alagado por conta do excesso de chuva na região Noroeste do Espírito Santo (Foto: Vitor Jubini/ A Gazeta)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário