Rádio A Melhor do Universo

09 janeiro 2014

DO MEU OBSERVATÓRIO: OS RISCOS DO SOL

Apesar da chuva que ocorre na RMR, ontem o sol estava escaldante, com os termômetros  marcando uma medida e a sensação térmica outra. Apesar das densas nuvens.
Filtro fator 60, não adianta muito como o sol. Afinal, não é só  a temperatura que está alta, mas a radiação ultravioleta parece está em nível extremo no contato com a nossa pele.
O índice máximo de radiação é de 10, no Rio de Janeiro por exemplo, ontem chegou a 13, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais, a previsão é que chegue a 14, neste final de semana.
Portanto, em certo sentido, a chuva é bem vinda. Para a saúde da pele, o sol traz o risco grave de queimadura e insolação.
Assim, roupa, chapéu, protetor, guarda-sol e principalmente  evitar os horários de praia ou piscina de maior incidência solar, ou seja das 08-16:00 horas, não dispensando o uso do filtro solar. Outra coisa, longos períodos dentro d'água, este, tira o protetor solar. Lembrando-se que a  radiação é cumulativa.
Crianças de pele clara, muito protetor solar, onde as mesmas pegam 80% de radiação da sua vida. Se não quiserem fazer visita forçada ao dermatologista, tomem os devidos cuidados e pesquisem sobre o fato. Tenho dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário