Rádio A Melhor do Universo

12 janeiro 2014

GOVERNO ESCONDE GASTOS COM VIAGENS DE DILMA


Negativa contrasta com discurso oficial, que defende transparência em gastos públicos
 Mesmo após as revelações de uso irregular de aviões da FAB por ministros e congressistas, o Palácio do Planalto se recusa a divulgar gastos com viagens da presidente Dilma Rousseff pelo país.
Os custos e a organização dessa rotina de viagens são geridos pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional).
Em 19 de novembro passado, a Folha solicitou à pasta, em requerimento via Lei de Acesso à Informação, os gastos com combustível, diárias de servidores e aluguel de carros e helicópteros desde o início do mandato da petista.
Poucas informações são públicas, como o gasto com diárias, mas estão disponíveis de forma desorganizada. Não é possível saber o total de assessores envolvidos em uma viagem ou qual viagem fizeram, nem a circunstância em que a verba foi usada.
O GSI encaminhou o pedido para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, mas a solicitação voltou.
À época, o GSI apontou que o pedido era 'genérico' --razão prevista em decreto para negar acesso-- e que 'diárias pagas a servidores constam no Portal da Transparência'.
A Folha fez nova requisição, mas teve o pedido negado outra vez. Solicitou, então, o detalhamento de viagens feitas em 2013. Obteve a seguinte resposta: 'o GSI já se manifestou sobre este assunto por intermédio das respostas emitidas pelo SIC [Serviço de Informação ao Cidadão]'.
A negativa contrasta com o discurso de Dilma, que se diz empenhada na transparência de gastos públicos --a Lei de Acesso à Informação foi sancionada por ela em 2011.
Também coincide com o momento em que a presidente intensifica seu périplo pelo Brasil, com vistas às eleições.
Em 2013, Dilma bateu recorde de viagens pelo Brasil --71 dias (54,3% a mais que os 46 dias de 2012). Se as viagens de 2013 fossem feitas em voos comerciais, Dilma gastaria ao menos R$ 29 mil, segundo cálculos da Folha considerando compras com antecedência de três meses. (Folha de S.Paulo - Tai Nalon e Aguirre Talento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário