Rádio A Melhor do Universo

31 janeiro 2014

PASTOR E SEU FILHO SÃO ASSASSINADOS NA REPÚBLICA CENTRO AFRICANA

Líderes cristãos e muçulmanos pedem paz e reconciliação no país


Pastor e seu filho são assassinados na República Centro-Africana
Pastor Kongbo, tesoureiro da União de Igrejas Batistas, e seu filho foram assassinados recentemente em sua casa, pelas forças Seleka, ao norte da capital Bangui na República Centro-Africana.
As forças Seleka, são um grupo de rebeldes formado por facções dissidentes da União das Forças Democráticas para a Integração (UFDR), a Convenção dos Patriotas para a Justiça e Paz (CPJP) ea Frente Democrática dos Povos da África Central (FDPC). E o anti-Balaka são conhecidos como "milícias cristãs" e foram criadas antes mesmo da grande revolução que levou à tomada do poder pela coalizão Seleka, em março 2013.
Segundo informações da Christian Solidarity Worldwide (CSW), os crentes foram mortos em 28 de janeiro. Nesse mesmo dia, morreram dois lutadores de Seleka por causa de um conflito que aconteceu entre eles e as forças anti-Balaka.
Lutadores de Seleka estão armados e isso fez com que os civis da cidade se refugiassem na igreja de Saint Charles de Louanda, temendo ataques.
O líder muçulmano da República Centro-Africana, Omar Kabine Layama, está de visita a Europa, com o arcebispo católico defensor da paz, Dieudonné Nzapalainga. Ambos apelaram aos líderes europeus para ajudar no processo de reconciliação.
No entanto, o grupo Seleka ameaçou com ataques de represália contra as comunidades cristãs nas cidades do norte Ndélé, Bria e Bria, em resposta a ataques contra as comunidades muçulmanas em Balaka.
O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, expressou profunda preocupação com "a proliferação de grupos armados e a explosão de criminosos comuns que estão fazendo situação ainda mais caótica e perigosa" e pediu à comunidade internacional para "fortalecer os esforços para manter a paz no país" como uma questão de urgência, disse: ". Muitas vidas estão em jogo"
"Nossas condolências, pensamentos e orações estão com a família do Pastor Kongbo e todos os que perderam entes queridos nos últimos dias de combates em Bangui. Esforços contínuos dos principais líderes das duas comunidades religiosas, são corajosos e louváveis, nos unimos a eles na condenação da violência cometida por todos os grupos armados. Damos apoio ao presidente interino Samba-Panza e o primeiro-ministro interino Nazapayéké, a medida que começam a monumental tarefa de estabilizar o país, restaurar a lei e a ordem, desarmar as diversas milícias, promover a reconciliação e facilitar o regresso de um milhão de cidadãos deslocados das suas casas ", disse Mervyn Thomas, diretor executivo da CSW.
 
do  Mundo Cristiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário