Rádio A Melhor do Universo

03 janeiro 2014

SARAMPO: PAULISTA DEDICA O MÊS DE JANEIRO PARA O COMBATE À DOENÇA




A Secretaria de Saúde do Paulista vai intensificar durante este mês de janeiro as ações de combate ao Sarampo. Como parte dos trabalhos, a partir desta terça-feira (07/01) as equipes de saúde farão incursões nas áreas de difícil acesso para identificar, e imunizar, as pessoas que estiverem com a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) desatualizada.


As crianças com idades entre seis meses e menores de cinco anos são o principal alvo da ação, o que significa uma população de aproximadamente 18,3 mil paulistenses. No entanto, qualquer pessoa com até 49 anos que não tiver certeza quanto ao recebimento da vacina poderá receber a dose, o que deve aumentar o grupo de pessoas imunizadas.
As visitas serão divididas por território, sendo quatro no total, e contarão com o apoio de profissionais da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O calendário da campanha, e das incursões, foi apresentado nesta sexta-feira (03.12) aos enfermeiros da rede local, durante capacitação no auditório da saúde municipal. Confira a divisão das áreas:
TERRITÓRIO I - Paratibe, Jardim Velho, Jardim Paulista e Arthur Lundgren I e II (de 07/01 a 10/01);
TERRITÓRIO II – Nobre, Centro, Sítio Fragoso, Vila Torres Galvão, Mata do Ronca, Mumbeca, Mirueira, Chão de Mangabeira e Tabajara (de 13/01 a 17/01);
TERRITÓRIO III – Maranguape I e II, Jardim Maranguape, Jaguarana e Jaguaribe (de 20/01 a 24/01);
TERRITÓRIO IV – Engenho Maranguape, Janga, Pau Amarelo, Maria Farinha, Nossa Senhora do Ó, Nossa Senhora da Conceição e Poty (de 27/01 a 31/01).
Ao mesmo tempo em que as visitas serão feitas nas áreas de difícil acesso, enfermeiros e técnicos de vacinação atuarão nas USFs do município, das 8h às 17h, vacinando e realizando os demais atendimentos. No total, mais de mil profissionais da saúde do Paulista estão mobilizados na imunização contra o vírus do Sarampo na cidade. A SES também reforçou o estoque da gestão municipal com a entrega de cinco mil doses da tríplice viral para a campanha.
Entre os meses de abril e dezembro de 2013, foram contabilizadas 34 suspeitas de Sarampo, das quais 11 foram confirmadas, 13 descartadas e dez seguem em investigação.
RECOMENDAÇÃO – Neste caso de campanha de intensificação do combate ao Sarampo, uma das recomendações do Ministério da Saúde é de que a criança deve receber uma nova dose da vacina mesmo que já imunizada com duas doses da tríplice viral. A exceção são os casos em que o reforço tenha sido feito há menos de 30 dias.
DIA ‘S’ DE VACINAÇÃO – Dentro da programação do mês de combate ao Sarampo, a Secretaria de Saúde do Paulista irá realizar no dia 25/01 o Dia “S” de Vacinação. Neste dia, toda a equipe estará espalhada nas USFs do município e em postos destacados em áreas de grande circulação de pessoas, como supermercados, parques e terminais de ônibus.
do Paulista em 1º Lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário