Rádio A Melhor do Universo

14 fevereiro 2014

COMUNIDADES DE JARDIM PAULISTA BAIXO E RONCA FAZEM ABAIXO ASSINADO EM DEFESA DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE

 https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT3TzOSu2AoywhIwQm6e7pvi9TCU0vQaqDvhkziTCyq_BS0b_RNHOpiSsr3        Nesta manhã de sexta-feira, foram realizadas mudanças no corpo de saúde do Paulista. Até entendemos que  mudanças  devem servir em alguns casos, para oxigenar algumas Unidades de Saúde. Estas mudanças quando trabalhadas em parceria, são viáveis, mas quando não, são um verdadeiro desastre. Foi o que aconteceu na Unidade de Jardim Paulista Baixo 01 com a transferência da enfermeira. Onde já se viu mexer em time que está ganhando? A comunidade não entende o critério da mudança. Mas sabe que quer a sua profissional de volta. Se há interesses fantasmagóricos ou do tipo que pode ser associado como protecionista,a comunidade não tem nada com isto. Como disse o próprio Prefeito em reunião no Conselho de Saúde Municipal, ainda nesta semana: "....quem está dando nó cego tem de sair!" Aí cabe a pergunta: Qual foi o nó cego, da profissional que chega e sai ao término da sua jornada diária de trabalho e cumpre o seu papel com eficiência,  é querida na comunidade, na sua equipe e na equipe que tem a primazia do prédio?
Do tipo supetão ou pontapé, na sofrida comunidade de Jardim Paulista Baixo 01, que já sofre a anos sem a sua unidade de saúde, a atual gestão retirou de uma só vez a médica e colocou uma cubana, que segundo a comunidade, está difícil o feedback. Não estamos falando de aula de espanhol, e sim de relacionamento paciente médico, de receituário, modo de usar o medicamento. Já temos confusões com falta de entendimento na prescrição entre nacionais, imagine estrangeiro? 
Portanto,nesta sexta (14), pela manhã, foram retiradas do PSF 01 de Jardim Paulista Baixo, a auxiliar administrativa e a enfermeira, que segundo nos informaram, tem um vínculo de trabalho com a sua equipe e  com a comunidade. Assídua e prezando pela pontualidade da carga horária de trabalho na Unidade de Saúde, procura realizar os procedimentos com zelo e ética profissional, além de querida pelas pacientes que realizam prevenção, as gestantes e  maioria das mães que levam suas crianças para as consultas. Além de ter uma atenção especial pelos hipertensos, diabéticos e olhar especial pelos idosos.

          A comunidade de Jardim Paulista Baixo, paulatinamente vem sendo desprestigiada pela gestão municipal da saúde, mesmo a Unidade de Saúde de Jardim Paulista Baixo 01, atendendo uma demanda populacional de mais de sete mil pessoas. O que se tem notícia é de construções de centros médicos em redor do bairro com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento e do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) e para Jardim Paulista Baixo 01, até agora, absolutamente nada. Acredito que o Prefeito Junior Matuto, já está olhando para esta situação, pois no Conselho Municipal de Saúde, esta demanda completará três anos.

O que se sabe é que na Mata do Ronca, zona considerada como rural, aconteceu o mesmo processo de mudança brusca, e a comunidade já está se movimentando na coleta de assinaturas em favor da permanência da sua  profissional.  Em Jardim Paulista Baixo, a movimentação já começou e a  coleta de assinatura  deverá ter aumento neste final de semana, onde há um engajamento de quem reconhece o excelente trabalho da profissional de enfermagem da Unidade de Saúde de Jardim Paulista Baixo 01. A imprensa também será mobilizada, caso  haja continuísmo da medida entendida como descabida pela comunidade pela Secretaria de Saúde. Acreditamos que Dr. Alberto Lima (Secretário de Saúde), sensato como é, ainda não sabe do episódio e de sua proporção. Tomará as medidas cabíveis a contento da população sofrida de Jardim Paulista Baixo e Mata do Ronca, sem entender como intervenção na sua gestão e sim como anseio popular.

Um comentário:

  1. Em Jd Velho já é o contrário, a enfermeira vai só 2 a 3 vezes na semana e coloca unidade refém por favores particulares.

    ResponderExcluir