Rádio A Melhor do Universo

24 abril 2014

BATE REBATE:NOTA EXPLICATIVA QUANTO AO PAPEL DO CONSELHO E CONSELHEIROS DE SAÚDE DO PAULISTA

https://scontent-a-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-ash3/t1.0-9/p261x260/1798501_761890143844660_6124362996962368774_n.jpgMeu nobre companheiro, o Conselho Municipal de Saúde é composto por diversas entidades da sociedade civil, Movimentos sociais, sindicatos, trabalhadores da saúde, gestores, prestadores etc. As nossas reuniões são abertas, toda a 1ª Terça de cada mês, manhã e tarde no auditório da Secretaria de Saúde. A Sede do Conselho está aberta de Segunda a Sexta para atender as demandas da população.
Também consta da nossa programação, audiências públicas e reuniões itinerantes nas comunidades, para justamente estreitar o relacionamento e haver um feed back.
A ideia básica que norteia o nosso conselho, consiste em sermos terminantemente contra a privatização do SUS e logicamente, o mesmo ser fortalecido, prestando um serviço de qualidade.
Tem coisas que você questiona que é do campo jurídico, outras do âmbito do parlamento. No que consiste ao controle social, ao conjunto da sociedade e anseio das ruas, tem-se os conselheiros que são atuantes, e fazem parte de comissões específicas como fiscalização, finanças entre outras.
Quero lhe dizer que no tocante a comunicação, estamos de acordo. Só que os conselheiros municipais, tem tido o básico no apoio a formação. Curso de atualização são feitos de forma sistemática, através muitas das vezes de pressão sobre mecanismos institucionais. A formação dos conselheiros, segue de forma aceitável. Neste dia 29 de Abril, temos a abertura de mais um Seminário, este, sobre Saúde do Trabalhador no SENAC de Jardim Paulista.
Agora, posicionamento contra ou a favor de modelo de gestão, varia da posição ideológica do conselheiro. Isto é de cunho absolutamente pessoal.
O que temos a dizer é que o nosso conselho de saúde tem forte atuação no município. Temos uma agenda produtiva e cobramos execução efetiva. Onde temos o Ministério Público como parceiro, quando não se chega ao acordo com a gestão municipal. As propostas estão todas registradas em atas, sendo de domínio público. Portanto, espero ter respondido, e ajudado a despertar o interesse de outros, no tocante a efetiva participação do controle social. Falando pelos conselheiros que conheço, o risco pouco provável da cooptação de lideranças. Este é o nosso diferencial, a independência.
Estamos abertos a propostas, falo como Secretário do Conselho, onde todas as propostas são analisadas e levadas a direção executiva, ou análise específica de comissões (dependendo do tema) e em seguida levadas ao pleno para análise de viabilidade.
Assim, temos bandeiras como defesa do SUS, com gestão e serviço de qualidade. Cuidado dobrado com a aplicação dos recursos da saúde, defesa de concursos públicos e contrários a precarização do trabalho. Desde já agradeço a sua atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário