Rádio A Melhor do Universo

08 abril 2014

DO MEU OBSERVATÓRIO:DENGUE MATA?

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQofmLxtel255tDwipBBmaqghIyNBi8gGx1mnKnMr-XgXkGpDeWBg
Já morreu uma criança em São Paulo e há tendência de epidemia em algumas cidades por lá. Toda a informação possível é viável, mas a prevenção tradicional, que quase todos sabem e que uma imensa maioria não faz é essencial. O combate a dengue é responsabilidade do estado, mas também nossa.
Portanto deve-se atentar para:
Não deixar água parada em hipótese alguma, seja em pneus, laje das residências, nas calhas, remova qualquer material que impeça a circulação da água.
A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;
Caixas de água, poços e reservatórios devem ser limpos constantemente e mantidos sempre fechados e bem vedados.
Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;
As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;
Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).
Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;
As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.
Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada. Facilitar o acesso e trabalho dos Agentes de Combate as Endemias é essencial. Lembre-se: Dengue mata. Tenho dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário