Rádio A Melhor do Universo

27 junho 2014

E A CHUVA NA REGIÃO METROPOLITANA....



Chuva forte e acima da média nesta quinta no Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão e região. O BRT não resistiu ao temporal e parou Já os transtornos a população pobre, prejuízos materiais e físicos sucederam nos bairros com residências próximos a encostas.
Vale relembrar a população algumas dicas simples, que podem fazer a diferença:

- Não depositar lixos nas encostas de morro, o que pode causar deslizamentos.
- Não depositar lixos, entulhos e objetos nos canais, canaletas, bocas de lobo. O acúmulo de lixo nesses locais prejudica a drenagem da água da chuva, causando alagamentos.
- Jamais plantar árvores nas encostas. As bananeiras, comumente plantadas nessas áreas, retém água, o causa que peso nas encostas e facilitam as quedas de barreiras.
- Se houver um deslizamento, jamais cavar ou remover terra do local. É comum que as pessoas façam isso no intuito de procurar algum objeto, o que só aumenta o risco de novas quedas. O ideal é, logo que ocorra um deslizamento, acionar a Defesa Civil e deixar o local.

- Logo que perceber rachaduras, fissuras, estrondos ou estalo na estrutura da casa ou da encosta, abandonar a residência. Permanecer em casa é um grande risco.

E cabe também a Defesa Civil  e aos municípios realizarem vistorias no verão, nas tradicionais áreas de dor de cabeça ou pelo menos, quando não está caindo tromba d'água ou dilúvio. Colocar lona, a gente sabe que pode surtir efeito meramente paliativo. Medidas efetivas e que não são bem aceitas em defesa da vida, estas sim devem ser executadas. Tenho dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário