Rádio A Melhor do Universo

19 outubro 2014

MUNICÍPIO DO PAULISTA É FINALISTA DE CONCURSO DO BANCO MUNDIAL NA ÁREA DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO


Paulista, na Região Metropolitana do Recife, é finalista do Concurso de Iniciativas Regionais para Promover a Igualdade de Gênero na América Latina e no Caribe. O prêmio é coordenado pelo Banco Mundial e teve 150 projetos na disputa – cujo resultado final será divulgado no próximo mês de novembro. O município do Paulista está incluído na temática violência de gênero com o Programa “GÊNERO E EDUCAÇÃO”, desenvolvido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. 

O Programa Gênero e Educação é dividido em duas vertentes. Um braço da iniciativa consiste no Projeto Formação em Gênero para os profissionais da rede Municipal de Educação, incluindo gestoras e gestores, técnicas educacionais e demais educadoras e educadores. O grupo passou por encontros de capacitação para entender a política da igualdade de direitos e a prevenção à violência contra a mulher.

A outra ramificação do programa é o Projeto Maria da Penha vai à Escola, que vem sendo desenvolvido em nove unidades de ensino da rede local através de estratégias para propagação da cultura de igualdade de direitos entre homem e mulher. O trabalho envolve 257 professoras e professores e 5.215 alunas e alunos, das modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O corpo docente inclui na proposta pedagógica atividades que contemplam a construção de conhecimentos sobre a Lei Maria da Penha seus mecanismos e aplicabilidade. A família e a comunidade escolar também recebem orientações sobre o tema e trabalham em conjunto nessa proposta.

O trabalho é desenvolvido em sala de aula com alunas e alunos utilizando jograis, peças teatrais, cordel, gincanas, concursos de redação, produção de clipes, cartilhas e paródias entre outras atividades, contribui para a quebra de estruturas e normas sociais cristalizadas vigentes visualizando como resultado mitigar a violência doméstica e familiar uma cultura de igualdade de direitos e oportunidades entre ambos os sexos.

Todo o programa envolve ações em torno da prevenção à violência contra a mulher e a aplicação da Lei Maria da Penha. As ações são monitoradas por uma equipe multidisciplinar constituída de psicólogo, pedagogo, assistente social, educador social, além da secretária Especial de Políticas para as Mulheres – todos especialistas em gênero.

As atividades não são restritas à sala de aula. Através do alunado e familiares, o programa transcende os muros das escolas repercutindo em toda a comunidade.

“Em apenas um ano de implantado pela atual gestão municipal do Paulista, o programaGênero e Educação tem alcançado excelentes e promissores resultados”, destaca a secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Bianca Pinho Alves. Ela assegura que ao longo desse período o trabalho já conseguiu promover no ambiente escolar a quebra de paradigmas estabelecendo um novo pensar. “Precisamos transformar velhos modelos e ideias ainda cristalizados em nossa cultura, utilizados para justificar desigualdades seculares, e a escola é um espaço muito propício para essa transformação” argumenta. 

CONCURSO – O concurso do Banco Mundial tem como objetivo descobrir, documentar e compartilhar iniciativas inovadoras, eficazes e sustentáveis que abordam desafios-chave de gênero dentro da região. A iniciativa procura incentivar a cooperação, a partilha de informação e a aprendizagem por meio da expansão de redes dentro e fora do banco, e fortalecer as redes de indivíduos, grupos e organizações que trabalham para melhorar a igualdade de gênero na América Latina e no Caribe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário