Rádio A Melhor do Universo

14 maio 2015

DO MEU OBSERVATÓRIO: CÂMARA APROVA O FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO. DESTA VEZ SERÁ SANCIONADO?

Ontem, quarta - feira 13, a Câmara dos Deputados aprovou a proposta de mudança no fator previdenciário. Aquele cálculo infeliz, utilizado para a concessão de aposentadorias. Este fator atualmente reduz o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição antes de atingir 65 anos (nos casos de homens) ou 60 (mulheres). O tempo mínimo de contribuição para aposentadoria é de 35 anos para homens e de 30 para mulheres.
Com a alteração aprovada, o que se propõe é a chamada fórmula, pela qual o trabalhador se aposenta com proventos integrais, ou seja, se a soma da idade e do tempo de contribuição resultar  85 (mulheres) ou 95 (homens). Para professoras, de acordo com a emenda, a soma deve ser 80 e para professores, 90. Se o trabalhador decidir se aposentar antes, a emenda estabelece que a aposentadoria continua sendo reduzida por meio do fator previdenciário.
Lembrando que a proposta passou com os deputados da base, pois estão descontentes e ainda vai ao Senado, se aprovada, depois segue para Dilma. Outra coisa, FHC chamou os aposentados de vagabundos, mas em 2010 para quem tem a memória curta, o salvador Lula, que agora alfineta a presidenta, acatou o fator previdenciário. Tudo a mesma farinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário