Rádio A Melhor do Universo

13 maio 2015

DO MEU OBSERVATÓRIO: DAI A CESAR O QUE É DE CESAR, E QUANDO ACONTECE O CONTRÁRIO?



A Bíblia ordena em Romanos 13, sobre a necessidade de se obedecer ao governo, "pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas". Mas, veja só: O ajuste fiscal do governo (que não produz nada) por sinal, fomentou o descalabro quase que total,  a meta é que vai apertar o nosso cinto, onde vamos pagar R$ 47 bi a mais, de impostos. 
Em compensação, o mesmo governo (com seus parceiros nocivos) que não cuida sequer da sua reputação, onde estabeleceu como prioridades: Saúde, Educação, Transportes, Moradia, Tecnologias e Produção de alimentos, empresta nosso dinheiro via BNDES, U$ 1,5 bi, aos hermanos. Desobedecer sempre é pecado? "Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei;" diz o texto, neste contexto. 
Na história Bíblica, deixa claro que  as autoridades foram estabelecidas pelo Senhor, seja para benefício ou castigo do povo. O que acontecia em Roma por exemplo: Perseguição aos cristãos, por sua  fé e viver de forma piedosa.  Qual o papel do governo? Aqui é um pseudo assistencialismo e nunca segurança, no que se propõe a ética e a política. O texto sagrado diz: "Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más..." A ideia seria em tese que o governo punisse obras más. Aqui é justamente o contrário e a iniquidade se multiplica. 

Logicamente que a Palavra de Deus tem de se cumprir, mas não é preciso tanta celeridade em nosso território. Se a gente pormenorizar o assunto, veremos que há inúmeros papeis invertidos, entre igreja e governo. Biblicamente o assistencialismo cabe à Igreja. O que a gente ver de fato, na igreja local? Na parte governamental, já é normal a associação da palavra escândalo, no noticiário. 
Os governantes devem ser instrumentos servidores do Senhor, diz a Bíblia. O padrão para o governo seguir, deveria ser a Lei de Deus, pois os governantes devem ser instrumentos servidores do Senhor (Sl 2). Então porque o próprio governo descumpre quase que sempre a Bíblia, ou seja a Constituição nacional, no tocante a imposto. Vejamos:  é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: utilizar tributo com efeito de confisco. A finalidade do tributo é de manter as atividades do governo, não devendo servir para empobrecer ou até mesmo privar o indivíduo daquilo que lhe é de direito. 
A carga tributária que nos é imposta é justa? Seria pecado, falar em extorsão? As taxas de juros, são justas? Os representantes em tese, políticos  da igreja falam sobre isto, bem como os líderes da igreja? Verdade seja dita, salvo as exceções, alguns líderes.

A Palavra de Deus ensina, inclusive, que o governo não deve ser pesado ao povo. Dar a Cesar o que é devido é uma coisa e, quando acontece  o contrário.  É quase sempre o que acontece por aqui. Portanto, temos mesmo que orar e torcer para que o povo acorde e, nunca mais Dilma, Lula, PT, PSDB.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário