Rádio A Melhor do Universo

20 maio 2015

DO MEU OBSERVATORIO: NEM TODOS OS ACS DO PAULISTA VÃO QUERER LER.


Amigos ACS do Paulista, em nenhum momento o SINDACSPA-PE, através de seus representantes no Conselho Municipal de Saúde do Paulista, flexibilizou ou declinou de seus objetivos em prol da sociedade ou interesse dos trabalhadores.
A melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores é prioritária, por sua vez, se os trabalhadores estão bem, a sociedade colhe os frutos.
Um bom exemplo são os ACEs, quanto a troca do Diflubenzuron - larvicida nocivo, de sobrenome (veneno) por BTI, onde  foi luta encampada da AMACEPA, abraçada pelo SINDACSPA-PE e pelos conselheiros no CMS.
A questão do protetor solar para os ACS e melhores condições de trabalho, são pauta que não saem da agenda sindical. Haja visto a proteção é urgente e a manifestação do câncer de pele, geralmente acontece num futuro breve.
A questão do fardamento, calçado, bolsa, tablet, conclusão do curso técnico, adequação da carga horária, operacionalidade e logística trabalhista, todos estes pontos já foram discutidos com o Prefeito Junior Matuto e o Secretario de Saúde Alberto Lima, além de outros secretários de outras pastas e vereadores. Só que entre a proposição, tramitação e execução, tem-se a vontade política, questões técnicas e impedimentos burocráticos.
Entendemos no entanto, que o atual momento é de crise, mas sempre primamos por  propostas factíveis e não somente críticas a gestão. Ter uma boa relação, faz parte da prática democrática, só que contributiva para as reivindicações da categoria.
No tocante a negociação do reajuste salarial, este, ora depende da portaria do MS, ou do legítimo representante do governo municipal. As conversas devem começar em breve.
Contudo, o SUS está parado na Secretaria de Saúde, quanto a negociação e, o PMAQ-AB no mesmo patamar, quanto a definição, lei e retroativo, ainda do primeiro ciclo.
Temos propostas e que favorecem a conjuntura e funcionamento das UBS. Só que o tema é discutido em colegiado e, votado de forma paritária. Nem sempre conseguimos convencer e por sua vez, vencer.
O PCCV que não é reformulado a uma data, entrou na pauta do Conselho de Saúde, por indicação dos trabalhadores e, mais precisamente do SINDACSPA-PE, para ser discutido ainda neste semestre, entre as entidades representativas das categorias da saúde e, não para e, pelo pleno do Conselho. É bom que fique bem claro, tal fato a sociedade em geral.
Portanto, estando na qualidade de trabalhador, conselheiro e sindicalista, queremos deixar claro que a pauta do PCCV leva apenas a chancela da deliberação do pleno do Conselho de Saúde e não mais trabalho  e fuga das funções do Conselho Municipal de Saúde do Paulista.
A revisão do tema em apreço, se deve ser retirada com a Secretaria de Administração, tem a provocação dos trabalhadores e entidades representativas da saúde e formalizada com a Secretaria de Saúde e o Jurídico do município, para que passe por suas fases, com  celeridade de conclusão, vindo a beneficiar a todos os trabalhadores da saúde, propiciando retorno a população. Tenho dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário