Rádio A Melhor do Universo

19 junho 2015

DO MEU OBSERVATÓRIO: A SELEÇÃO BRASILEIRA DA CBF



Eu não entendo muito da matéria de futebol. Porém, acredito que os pseudos comandantes da falida seleção brasileira masculina de futebol dos 10 X 1, entendem menos ainda  no Chile.
A seleção brasileira feminina para comparar, tem o espírito coletivo. Não fica na Marta-dependência. Há uma equipe, sem muita babação ou badalação. O time de Bernardinho, outro exemplo.
Na seleção feminina de futebol, lá tem Bárbara no gol, os homens tem quem mesmo? O melhor goleiro do Brasil, sequer foi convocado. Magrão foi preterido (talvez) pela idade, e agora o goleiro titular, é de um time da segundona, mas é do Rio de Janeiro, região sudeste.
Ao meu ver, nunca um goleiro do nordeste, na mesma divisão e qualificação seria convocado. Por falar em região: Já chega de gaúcho no comando, do que era para ser selecionado brasileiro. O time é de Teixeira,  Marin, del Nero, Dunga, empresários....nunca da coerência. O que era para ser, já foi, desde a glória do penta ao fiasco, cantado em verso e prosa, e,  em casa.
Na seleção brasileira feminina, tem anônimas e estrelas (Letícia Izidoro, Luciana, Géssica, Mônica Hickmann, Tayla,  Erika, Fabiana, Poliana, Rafaelle, Tamires, Andressa, Formiga, Thaisa, Andressa Alves, Maurine, Beatriz, Darlene, Gabi Zanotti, Marta, Rosana, Raquel e Cristiane) mas com atitudes rigorosamente iguais. E no time que o FBI joga no ataque? Tem o destaque para as estatísticas e o marketing com o protecionismo do plim plim, para o astro. Se este não funciona, a casa cai. Onde isto é futebol?
Tem gente que sabe de có, a escalação dos campeonatos e feitos memoráveis do Santa, Náutico, Sport, Flamengo, Corinthians, Santos, Cruzeiro, São Paulo e da seleção de 82, bem mais fácil lembrar que de 2002.
Os caras que são protagonistas nos seus clubes, só querem mídia, ganhando fortunas mensais na Europa, Ásia e Arábia, vão se importar com a desorganização e corrupção na América?
O caso isolado de Neymar, só para exemplificar: Ele joga num time (Barcelona), que não dá para comparar o meio campo e ataque, com o time de Dunga. O Real Madrid e o Bayern de Munique, tem uma escalação ultra melhor. A seleção feminina brasileira, tem uma disposição tática, coletiva e técnica, imensamente melhor.
Falta comportamento, atitude e compromisso com o público. Quer dizer que a Europa é melhor? São os mesmo caras que jogam e ganham em euro, e quando termina a partida, comportam-se. Aqui, o capitão da seleção, o melhor,  não tem controle emocional. Erro de quem?
A questão financeira da transação na Espanha, estourou e afetou o emocional de Neymar. Ele sabe que a justiça de lá, não é igual a daqui, como deixar o cara jogar? Tal qual Ronaldo com a questão de saúde, na França 98. Coisas que finjo não entender. Mas a realidade é Money. Jogo com o “astro” é um preço, sem,  é  outro.
Para fechar, e sem menosprezo, vamos a escalação do que se chama da seleção: Jefferson, Fernandinho, Casemiro, Elias, Fred, Fabinho, Douglas Costa e Dunga. Precisa dizer mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário