Rádio A Melhor do Universo

14 agosto 2015

DO MEU OBSERVATÓRIO: PF INVESTIGA ARENA PE

Só relembrando 2010, quando éramos a favor da reforma do Arruda e, propiciar infra estrutura melhor ao entorno do bairro com custo menor a capital e ao estado. 
Obviamente, não fazia sentido a construção de mais um estádio de futebol  onde já havia três, e cujo custo da obra era exorbitante.
http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/projeto-estadios-brasileiros/antes-depois/fotos/pernambuco-depois2.jpgAlém disto, o dinheiro seria financiado pelo BNDES cuja verba poderia ser redirecionada para prioridades bem mais impactantes para a grande parte da população. Mas os governos, a época, em parceria, e na contra mão do interesse do povo seguiram adiante.
Afinal a África do Sul tem arena, Japão, Berlim tem  arena, Paris, Londres, Brasília, São Paulo, Rio, Curitiba, BH,  Porto Alegre, Manaus, Natal, Fortaleza, Salvador, Cuiabá e.... São Lourenço não ter, tremendo absurdo. 
Nem que seja um elefante branco, sem público ou clube com o passar do tempo. Ninguém vai onde não tem mobilidade e o caos do transporte já é conhecido.
Pois bem, preteriu-se a inteligência e praticidade junto com economia a soberba. Atirar com a pólvora alheia é bom demais e inaugurou-se o elefantão, mais modesto do que os concorrentes da região, baiano e cearense em capacidade. 
 Passa o tempo e chega a crise, onde a  Polícia Federal  que investiga lavagem e desvio de dinheiro em operações de algumas das maiores empreiteiras do país e políticos brasileiros, que já atingiu algumas arenas país a fora e por sua vez o futebol, desta vez a Arena Pernambuco foi o foco.  
A PF cumpriu mandado de busca e apreensão em Pernambuco nesta Sexta (14) para investigar a suspeita de superfaturamento em cerca de R$ 42 milhões ou mais,  no contrato de construção da obra, em São Lourenço da Mata.
A Construtora Odebrecht, que tem  executivos já envolvidos na operação lavajato,  trata em nota da licitude da operação e licitação da Arena, junto com a nota do Governo Estadual, referendado as Parcerias Públicas Privadas - PPPs - pelo Tribunal de Contas do Estado - TCE-PE e Tribunal de Contas da União - TCU.
Já a Polícia Federal, através dos representantes, apresenta outra versão, com ênfase nas ilicitudes e superfaturamento pela Construtora envolvida, que obteve recursos junto ao BNDES, onde o dinheiro é do trabalhador e cujo  contrato mostra-se contrário aos interesses dos pernambucanos, trazendo prejuízo que pode chegar a R$ 2 bilhões. 
A verdade do governo, é que falta dinheiro construção de escolas, hospitais, pontes, estradas, açudes, piso dos ACS-ACE, falta adequação para o Agente Protegido. Falta também dinheiro para manter a prevenção e controle de endemias. Pois o país está quebrado, falido ou sendo dilapidado?
Falta recursos no SUS, para a atenção primária, mas a escalada dos escândalos já chegou na Esplanada dos Ministérios. 
Deve ser coisa de burguês, só pode ser, com certeza, claro que sim.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário