Rádio A Melhor do Universo

05 dezembro 2015

DILMA DIZ QUE NÃO VAI FALTAR DINHEIRO PARA O COMBATE AO AEDES AEGYPTI


Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

A presidente Dilma Rousseff chegou, na manhã deste sábado (5), ao Recife (PE) para realizar reunião de trabalho sobre ações de enfrentamento à microcefalia e demais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Pernambuco é o Estado mais afetado pela doença.
Participam da reunião o governador, Paulo Câmara; os ministros da Saúde, Marcelo Castro; da Integração Nacional, Gilberto Occhi; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro; o secretário nacional de Defesa Civil, general Adriano; e prefeitos de municípios afetados.
Após o encontro, Dilma disse que não faltará dinheiro para Pernambuco e para o combate ao Aedes aegypti, mas não anunciou quando e quanto dinheiro será disponibilizado. “A nossa principal preocupação é que se caracterize como uma doença que está tendo proporção nacional”, disse Dilma durante coletiva.
Dilma disse ainda que na próxima terça-feira (8) deve reunir governadores e prefeitos para criar uma força nacional contra o Aedes aegypti. “Estamos dando início, aqui em Pernambuco, a uma força nacional e estadual de combate ao Zika”, afirmou a presidente.
O secretario estadual de Saúde de Pernambuco, José Iran, avaliou que a reunião com a presidenta Dilma é muito importante para a intensificação dos esforços conjuntos.
“Essa reunião é fundamental para a solução do problema. Essa luta é dos três entes federativos: municipal, estadual e federal”, disse.
Iran relata que o estado decretou estado de emergência e mais de 150 prefeitos estão mobilizados para combater a microcefalia. Há 646 casos notificados e 211 confirmados.
O secretário de Saúde de Recife, Jailson Corrêa, destaca o apoio que a capital tem recebido do Exército.
“Fizemos uma importante parceria com o Exército Brasileiro em que 150 soldados somaram aos 600 agentes de endemias da prefeitura. Aumentamos em 30% a capacidade de trabalho graças aos agentes das Forças Armadas”.
O pico de casos em Recife foi entre outubro e novembro, sendo que 115 casos foram registrados até então.
O prefeito de Goiana, Frederico Gadelha, também manifestou expectativa pela reunião com a presidenta. “Sempre desenvolvemos políticas sociais para melhorar a qualidade de vida e sempre fomos apoiados pelo governo federal. Esperamos boas novidades do governo para erradicar de vez esse problema”, apontou.
Goiana tem 55 casos notificados e 12 confirmados, sendo que outros 2.700 estão em investigação.
O prefeito de Araçoiaba, Joamy Alves, disse ser importante a mobilização das três esferas de poder para o sucesso no combate ao surto de microcefalia.
“Com essa reunião com a presidenta Dilma, o ministro e o governo do estado, vamos combater pra valer. Vamos mobilizar toda a sociedade civil organizada”.

do Blog do Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário