Rádio A Melhor do Universo

30 dezembro 2015

DO MEU OBSERVATÓRIO: EM PAULISTA, É O FIM DA PICADA

http://diariopb.com.br/wp-content/uploads/2015/12/x%C3%B4-aedes.pngEm Paulista, a população a partir desta Quarta 30/12, passa contar com uma nova ferramenta contra o mosquito Aedes aegypti –  o aplicativo “Xô Aedes” permite a população denunciar os focos do mosquito, enviar a localização para as equipes da Secretaria de Saúde acompanhar o trabalho de eliminação dos criadouros. A ideia é aproximar a sociedade e fortalecer o vínculo com o poder público. Assim, Paulista é o primeiro município de Pernambuco a adotar a ferramenta. 
A ieia é da NoveTech, empresa paraibana, que atua no mercado de desenvolvimento de software para a área de gestão em saúde, com foco na Atenção Básica  e hospitais, lançou gratuitamente na internet, na última terça-feira dia 15/12, o aplicativo para registro de ocorrências para celular e tablets para plataforma Android. Segundo o Diretor de Tecnologia da NoveTech, Fábio Guimarães, a empresa pensando em colaborar de forma efetiva no combate ao mosquito e ainda na sua responsabilidade social, estará distribuído gratuitamente, para população, esse aplicativo que irá enviar as seguintes informações para os órgãos de gestão em saúde dos municípios; descrição do tipo de Foco do Aedys; sua localização via satélite, onde os pontos são apresentados em um mapa, e uma foto do local. Ainda segundo Fábio, essas informações serão direcionadas para a caixa de email das secretarias de saúde municipais e também, poderão ser visualizadas em um mapa na internet. Os órgãos de gestão de saúde poderão utilizar essas informações para criar ações estratégicas de enfrentamento ao mosquito. 
Para baixar o aplicativo, a população precisa possuir tablet ou smartphone, atualmente só  no sistema Android, a partir da segunda quinzena de Janeiro também vai rodar no sistema IOS.  O usuário encontra o “Xô Aedes” gratuitamente na loja virtual e pode fazer o download. Após baixar o aplicativo, é necessário realizar um breve cadastro, fornecendo dados pessoais, em seguida, poderá registrar um possível foco do mosquito e enviar a foto com legenda à Vigilância Ambiental do município do Paulista.
A nossa pergunta é: Mesmo sabendo da finalidade importante para a sociedade: Por que será que nenhum integrante do Conselho Municipal de Saúde do Paulista, Sindicato dos ACS do Paulista e Associação de Combate as Endemias do Paulista, foram convidados para sequer discussão da problemática dengue no município, ideia de combate e por último, lançamento do projeto do aplicativo "Xô Aedes"? Já o aplicativo, ferramenta importante, para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário