Rádio A Melhor do Universo

24 junho 2016

O CRENTE E AS FESTAS JUNINAS !





Como todos nós sabemos no mês junho é comemorada a festa junina, e algumas coisas mim chama atenção como evangélico, por ex: é pecado o crente dançar quadrilha? É pecado o crente comer as comidas típicas? Iremos mostrar alguns de vários motivos que não devemos participar de tal festa.


Festas juninas, festa de São João ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagãs do solsticio de verão, que era celebrada no dia 25 de Dezembro, conhecida como a "festa de São João".

Fogueira: Representa proteção contra os maus espíritos, acredita-se purificar o local e sinal de agradecimentos aos santos. Fogos de artifícios: Leva para longe os maus espíritos. 

Quadrilha: Dança típica francesa, tem o significado de agradecimento aos santos juninos que são: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Mastro: O mastro de São João, conhecido em Portugal também como o mastro dos Santos Populares, é erguido durante a festa junina para celebrar os três santos ligados a essa festa. No Brasil, no topo de cada mastro são amarradas em geral três bandeirinhas simbolizando os santos.

Bandeirinhas: No início das comemorações da Festa Junina os desenhos de santos ou frases religiosas eram lugar certo nas bandeirinhas, hoje vemos apenas cores nada mais.

Lavagem do santo: Normalmente é feito antes da meia noite, a imagem é molhada num lago ou riacho com uma bacia d’agua, logo após banha-se as mãos, pés ou outra parte do corpo para buscar proteção divina.

 Comidas Típicas: Pamonha, canjica, pipoca, mungunzá e outras comidas são   oferecidas aos ídolos juninos, segundo eles é o agradecimento por uma safra de produtividade no campo, onde as primícias são apresentadas a esses santos 

Simpatias: O relacionamento entre os devotos e os santos juninos, principalmente Santo Antônio e São João, é quase familiar: cheio de intimidades, chega a ser, por vezes, irreverente, debochado e quase obsceno. Esse caráter fica bastante evidente quando se entra em contato com as simpatias, sortes, adivinhas e acalantos feitos a esses santos.


No entanto, a mesma festa reeditada pelos evangélicos foi criada para atrair as pessoas que vão a festas juninas tradicionais e serve como instrumento de levar conhecimento para aqueles que não conhecem o evangelho. 
“Muitas pessoas que não conhecem o evangelho podem ouvir canções que falam do amor de Deus, receber uma oração e ter a oportunidade de entregar sua vida a Cristo. No mínimo, ela terá a oportunidade de travar contato com os cristãos, constatar sua alegria saudável e despertar para o fato de que Deus está de braços abertos para ela também experimentar novidade de vida”.
O diferencial cristão das festas promovidas pelas igrejas evangélicas consiste por não ter bebidas, drogas, sendo o foco principal Jesus.  Para isso, é claro, todos os que estão envolvidos com a festa jesuína precisam ser sábios em suas atitudes e comportar-se com cordialidade e simpatia, sem deixar de ser sal da terra e luz do mundo, a fim de atrair os pecadores a Cristo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário