Rádio A Melhor do Universo

11 março 2017

BATE REBATE - RECADASTRAMENTO DO CARTÃO SUS

cartao sus 
Meus caros amigos, para ser atendido pela rede pública de saúde, todo cidadão brasileiro (sem exceção) precisa apresentar o cartão do SUS. Ainda assim, todos os brasileiros precisarão fazer o recadastramento.
A medida se tornou necessária devido à duplicidade e até mesmo (em diversos casos) a multiplicidade de cadastros de um mesmo usuário no Sistema Único de Saúde. 
Muita gente fez cadastros simultâneos em cidades diferentes, o que gerou o conflito de informações. É para corrigir o erro e unificar os dados que o Ministério da Saúde determinou o recadastramento, que será feito em todo país.
cartao_do_sus 

O principal canal para que o usuário faça o cartão (de praxe) é através dos Postos de Saúde da Família – PSF’s ou Unidades de Referências. O cidadão deve ir ao PSF de seu bairro ou o mais próximo  com a documentação exigida e fazer a solicitação do cartão. Os dados serão enviados pelo próprio PSF à Secretaria Municipal de Saúde, que irá confeccionar o documento e enviá-lo de volta ao PSF que o entregará ao usuário. Este trâmite dura (dependendo do local) em torno de minutos a uma semana.
Há locais que só são confeccionados os cartões em situação de emergência. Por exemplo, para pessoas com cirurgias prestes a ser feita e para bebês que irão fazer o teste do pezinho. 
No entanto, outras entidades, como as associações  de bairros, podem se habilitar a fazer o cartão do SUS. Basta entrar em contato com a Secretaria de Saúde para adoção das providências necessárias.
Para fazer o cartão é necessário apresentar carteira de identidade, CPF  e o comprovante de residência. O cartão pode ser impresso em preto e branco, ou colorido.
Na internet
Outra opção de emissão do cartão do SUS é fazer um pré-cadastro pela internet através do portal do cidadão, do Ministério da Saúde.  Ao final do cadastro, será emitido um protocolo, que deve ser levado a um dos postos para sua impressão. Neste caso, é necessário levar o pré cadastro on line,  a carteira de identidade  e o CPF. Os dados serão conferidos e o cartão será entregue na hora. Devido a grande demanda, o portal tem ficado fora do ar ocasionalmente nos últimos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário