Rádio A Melhor do Universo

21 março 2017

DO MEU OBSERVATÓRIO: A TRANSPOSIÇÃO DO VELHO CHICO E O APADRINHADO NO SERTÃO

Meus amigos, o apadrinhamento político (para muitos da esquerda e do sistema golpista) das obras de transposição do Velho Chico, chegam a nos fazer entender que quem paga os impostos não significa nada. O projeto da transposição do Rio São Francisco, para por fim à seca do nordeste tem os pontos positivos e negativos.
Rio são Francisco 
A busca em  resolver o problema da população do semiárido do nordeste que sempre sofreu com a seca, tem como alvo as críticas de ambientalistas. O governo diz que haverá aumento de empregos diretos e indiretos onde o projeto estabelece a construção de canais ligando o São Francisco a bacias hidrográficas menores e açudes do Nordeste e daí a construção de adutoras para a distribuição da água. Aí, não se fala nas licitações, tempo e gasto em exagero.

O Rio São Francisco, tem a  nascente no município de Medeiros, na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Com seus 2.830 km de extensão e área de 641 000 Km2, atravessa o estado da Bahia, fazendo divisa  com Pernambuco, Sergipe e Alagoas, desaguando no Oceano Atlântico.

Se a gente olhar o impacto social positivo, tem-se aumento do emprego e geração de renda, a população atingida pela seca nos centros urbanos serão abastecidas com água para consumo, aproximadamente 400 localidades, onde as áreas secas tendem a se tornar novamente produtivas em agricultura e dessa forma alegam melhoria na qualidade da água, beneficiando a saúde da população.

Por outro lado,  o custo benefício e danos ao meio ambiente não se leva muito em consideração. O projeto já ultrapassou os 4,5 bilhões de reais, já a transposição irá atingir apenas 5% do território e 0,3% da população do nordeste e o que mais se questiona é que o projeto afetará em grande escala o ecossistema no entorno do Rio São Francisco, prejudicando fauna e flora da região, bem como, o desmatamento de uma área de 430 hectares.

Aí, já se fala em interligar o Rio Amazonas ao Velho Chico para evitar o caos que se aproxima. Já pensou? O interessante também é que o apadrinhamento segue à toda. FHC desistiu do projeto, Lula iniciou e no prazo não foi concluído. Aí Temer, inaugura parte do projeto e começa a guerra política do pai da obra. Só esquecem que o dinheiro investido, não é do governo A, B ou C ou do banco estatal e sim nosso. Somente isto que é bom lembrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário