Dengue
Chances da dengue tipo 4 se espalhar pelo país são grandes, dizem especialistas.
Vírus volta a infectar pessoas no Brasil após 28 anos.
Mosquito, vetor de transmissão da Dengue. Agora temos mais uma triste novidade,a dengue tipo 4. Os sintomas são os mesmos: dor de cabeça, febre, dores no corpo, náuseas e vômito e reapareceu no Brasil depois de 28 anos. O tipo 4 não é mais potente que os outros três – o problema está na falta de imunização.
Exemplo: se a pessoa for contaminada uma vez com o tipo 1 do vírus da dengue e depois com o tipo 4, ela pode desenvolver a dengue hemorrágica, que é o quadro mais grave e mais letal da doença.“Toda vez que você tem a somatória de dois vírus, há uma possibilidade maior de ocorrer uma queda de plaquetas e um sangramento”, explica Paulo Olzon, infectologista e chefe da disciplina de Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Resumindo,todo cuidado é pouco.Vigilância,para evitar focos de dengue em casa. Buscar informações precisas evitando paliativos de virose sem exames específicos,assistência médica no posto de saúde mais próximo,facilitar o acesso dos agentes de saúde e de endemias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário