O viaduto Oeste da avenida Pan Nordestina, do Complexo de Salgadinho, em Olinda, será inaugurado no dia 16 de março, após a curagem (secagem) do concreto. O tráfego no viaduto será liberado, mas a rotatória que fica embaixo só estará pronta um mês depois. A obra, de extensão de 613 metros, ficará com um atraso total no cronograma de dois meses. O viaduto Leste está pronto desde agosto de 2009.
A empresa A. Gaspar Engenharia, responsável pela obra, acelerou a construção a pedido do Departamento de Estrada e Rodagem (DER), em 3 de fevereiro. As chuvas intensas que caíram no último mês, porém, atrapalharam o processo. Segundo a presidente do DER, Éryka Luna, faltavam 290 metros para completar o viaduto - cerca de um terço do comprimento.
Em geral, após a colocação do concreto, o tempo de curagem é de 20 dias. Para agilizar o processo e colocar o asfalto apenas 6 dias após, a resistência do concreto foi aumentada de 30 fck para 40 fck, através do aumento da concentração de cimento na mistura. Nessa etapa da obra, foram utilizadas 158 toneladas de terra e 155 caminhões de concreto, cada um com 8m³. Essa mudança foi realizada sem alterar o orçamento, através da negociação com a construtora.
Não haverá atividades durante o Carnaval, devido a um acordo da empresa com os trabalhadores, que vêm cumprindo plantões desde a intervenção do DER. Para os pedestres, será aberto um caminho de travessia por baixo do viaduto, com segurança oferecida pelos agentes do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv).
A obra dos viadutos começou em 2008, então sob responsabilidade da empresa Delta Engenharia. Cerca de um ano depois, a obra foi embargada e houve nova licitação, passando ao comando da A. Gaspar em 25 de setembro de 2009. O prazo inicial era de 450 dias. O investimento total é de R$ 36 milhões.
do JC On Line.
Nenhum comentário:
Postar um comentário