Após
encerrar-se o 1º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso da
Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), foram obtidos os avaliadores da
qualidade em todo o Brasil, com aproximadamente 17 mil equipes avaliadas
e 36 mil Unidades de Saúde recenseadas de mais de 3900 municípios. Na
prática, além da maquiagem em alguns locais para transparecer que vai
tudo muito bem, o programa também mapeia as condições da estrutura das
UBS, métodos de trabalho das equipes e apoio da gestão, além das
condições do acesso ás ações e serviços de saúde pelos usuários. O
destaque do mapeamento, evidenciou-se nas entrevistas com usuários, que
avaliaram sua satisfação com a atenção à saúde.
A participação das equipes no PMAQ-AB é de forma voluntária, mas representa a possibilidade de receber mais recursos financeiros do Ministério da Saúde, que tem dinheiro para tudo, exceto viabilizar o canal para estabelecimento do piso salarial da nossa categoria.
O mapa demonstrou melhoria de serviços ofertados e destacou-se também a ação dos ACS, que trabalham com auto avaliação e avaliação externa para melhoria da da qualidade da prestação de serviços a comunidade. Em alguns locais, houve estímulos as gerentes de UBS e ACS de forma financeira. Em outros, nem sequer um obrigado, ou promessa de bonificação por desempenho. Assim, quem se sente estimulado a refletir no aprimorar ações e atingir metas mais relevantes? Pois o resultado, todos já conhecem, os gestores recebem a premiação e quem está na ponta a reclamação. Para piorar, a política tripartite, em muitos locais meramente de fachada. Há municípios que ainda não foi iniciado o curso de qualificação dos ACS, em outros, o 1º Módulo foi iniciado e está parado a quase três anos. E na maioria dos demais Municípios, sequer ouviu-se falar na proposta de qualificação. Apesar do caos, a avaliação do PMAQ-AB, encontrou usuários satisfeitos com o atendimento nas UBS e vínculo entre as equipes, além da qualidade das orientações recebidas e do respeito.
Outro detalhe detectado pelo PMAQ-AB, situou-se no tocante a satisfação dos usuários quanto aos encaminhamentos a outros serviços. Concluindo, a satisfação do usuário com a atenção á saúde foi um componente forte de avaliação sendo motivo alguém comemorar, menos os ACS que prestam o seu serviço a comunidade, visando o máximo de resolutividade , sem a justa remuneração por desempenho. É isto.
A participação das equipes no PMAQ-AB é de forma voluntária, mas representa a possibilidade de receber mais recursos financeiros do Ministério da Saúde, que tem dinheiro para tudo, exceto viabilizar o canal para estabelecimento do piso salarial da nossa categoria.
O mapa demonstrou melhoria de serviços ofertados e destacou-se também a ação dos ACS, que trabalham com auto avaliação e avaliação externa para melhoria da da qualidade da prestação de serviços a comunidade. Em alguns locais, houve estímulos as gerentes de UBS e ACS de forma financeira. Em outros, nem sequer um obrigado, ou promessa de bonificação por desempenho. Assim, quem se sente estimulado a refletir no aprimorar ações e atingir metas mais relevantes? Pois o resultado, todos já conhecem, os gestores recebem a premiação e quem está na ponta a reclamação. Para piorar, a política tripartite, em muitos locais meramente de fachada. Há municípios que ainda não foi iniciado o curso de qualificação dos ACS, em outros, o 1º Módulo foi iniciado e está parado a quase três anos. E na maioria dos demais Municípios, sequer ouviu-se falar na proposta de qualificação. Apesar do caos, a avaliação do PMAQ-AB, encontrou usuários satisfeitos com o atendimento nas UBS e vínculo entre as equipes, além da qualidade das orientações recebidas e do respeito.
Outro detalhe detectado pelo PMAQ-AB, situou-se no tocante a satisfação dos usuários quanto aos encaminhamentos a outros serviços. Concluindo, a satisfação do usuário com a atenção á saúde foi um componente forte de avaliação sendo motivo alguém comemorar, menos os ACS que prestam o seu serviço a comunidade, visando o máximo de resolutividade , sem a justa remuneração por desempenho. É isto.
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